ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Embrapa abre VII Dinapec com expectativa de receber 3 mil pessoas

Paula Vitorino | 14/03/2012 13:27
Dinapec foi aberta nesta manhã. (Foto: Marlon Ganassin)
Dinapec foi aberta nesta manhã. (Foto: Marlon Ganassin)

Com a expectativa de 3 mil participantes, a VII edição da Dinapec – Dinâmica Agropecuária foi aberta durante solenidade nesta quarta-feira (14). A Feira é promovida pela Embrapa e nesta edição reúne 14 de suas 47 unidades para apresentar tecnologias voltadas para o Programa ABC – Agricultura de Baixo Carbono.

Separados em stands, os visitantes terão a oportunidade até sexta-feira de conhecer na prática novas tecnologias que atendam as diretrizes do Plano, como a integração de lavoura-pecuária-floresta, sistema plantio direto, florestas plantadas e fixação biológica de nitrogênio.

Cada visitante pode montar seu itinerário de visitas dentro da Feira de acordo com o seu interesse. São mais de 30 opções de dinâmicas para visitação distribuídas nas áreas de sistemas agrícolas, pecuária de corte e leiteira, ovinocultura, produção de milho, crédito rural e clima.

Durante a abertura, que contou com a presença de autoridades e representantes do agronegócio, o chefe de transferência de tecnologia da Embrapa, Pedro Paulo Pires, destacou a importância do evento para a geração de conhecimento e a melhoria da produção no Estado.

“O pequeno e o grande produtor, o estudante, todos os interessados tem a oportunidade de ter acesso a novas tecnologias e ver na prática como produzir atendendo a ABC”, diz.

A Feira é voltada a estudantes, produtores e pesquisadores de todo o país. Oito representantes de comunidades indígenas, grupo da Fetagri (Federação dos Trabalhadores Rurais) e do Ministério da Agricultura da Bolívia também participam da Dinapec.

Governador durante abertura da feira. (Fotos: Marlon Ganassin)
Governador durante abertura da feira. (Fotos: Marlon Ganassin)

Permanente - Além do tema, a Dinapec traz nesta edição outra novidade. Segundo Pedro Paulo, a Feira a partir deste ano será permanente na sede da Embrapa.

“Universidades e grupos interessados vão ter a oportunidade de vir em qualquer data do ano conhecer as tecnologias para a ABC”, diz.

Economia - Durante o evento, o produtor também tem a oportunidade de visitar o stand do Banco do Brasil e ter acesso as linhas de crédito. O governador André Puccinelli ressaltou que o produtor precisa de crédito e com juros baixos para produzir.

Ele afirmou que o Governo quer diminuir os juros do ABC de 5,5% para em torno de 4,5%, facilitando as linhas de crédito para os produtores.

Formação - Ainda durante a solenidade, o governador aproveitou para renovar o compromisso com os 30 estudantes que participam de curso na Embrapa.

“Até abril o recurso está liberado. O Governo tem uma ‘burrocracia’, infelizmente, que precisa ser cumprida. Agora os alunos só precisam aproveitar essa oportunidade única e estudar”, frisou.

O investimento é de R$ 290 mil, em parceria com a Prefeitura, UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e Embrapa. Foram selecionados 30 ex-alunos das escolas técnicas rurais para participar do curso com duração de 1 ano em regime de internato. Cada estudante deverá receber bolsa de R$ 550.

Nos siga no Google Notícias