ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Embrapa estima em R$ 190 mi perdas da pecuária pantaneira com cheia

Marta Ferreira | 21/03/2011 17:14
Área afetada por cheia passa de 44 mil quilometros quadrados no Pantanal. (Foto: Silvio Andrade/ Sindicato Rural de Corumbá)
Área afetada por cheia passa de 44 mil quilometros quadrados no Pantanal. (Foto: Silvio Andrade/ Sindicato Rural de Corumbá)

Cento e noventa milhões de reais. É o valor das perdas que a cheia deste ano deve provocar à pecuária do Pantanal de Mato Grosso do Sul, segundo relatório da Embrapa, encaminhado hoje ao governo do Estado. O relatório foi pedido na semana passada pelo governador André Puccinelli (PDMB) para embasar a decretação de situação de emergência, com vistas a acelerar a liberação de uma linha específica de financiamento aos pecuaristas da região e também à prorrogação do pagamento de dívidas.

As informações foram divulgadas nesta tarde pelo presidente do Sindicato Rural de Corumbá, Raphael Kassar. Segundo ele, o relatório foi encaminhado ao governo do Estado via Correios e também por e-mail.

O Sindicato também protocolou pedido para que a prefeitura de Corumbá decrete situação de emergência na área rural.

Conforme o relatório da Embrapa, os prejuízos com a cheia envolvem seis municípios da planície pantaneira: Corumbá, Aquidauana, Miranda, Porto Murtinho, Rio Verde de Mato Groso e Coxim.

Detalhes- A conta considera os animais que simplesmente vão morrer, e isso já está acontecendo, por não serem retirados das áreas alagadas, a perda de ganho de peso, a queda da natalidade das matrizes, a perda de bezerros que nascerão fracos como conseqüência da debilidade nas mães, além do prejuízo com infraestrutura nas fazendas.

A área total dos municípios em questão, conforme o relatório, é de 88,4 mil quilômetros quadrados, dos quais metade estão sendo atingidos pelas cheias, conforme a Embrapa.

Nessa região, o rebanho bovino é de mais de 3 milhões de cabeças, das quais mais de 388 mil são matrizes. Só em Corumbá, são mais de 1,8 milhão de cabeças. Não há um cálculo de quantos animais estão ilhados.

O governador André Puccinelli está em Brasília. Na semana passada, disse que estava aguardando este relatório para definir sobre a decretação de situação de emergência no Pantanal.

Nos siga no Google Notícias