ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Embrapa lança projeto para salvar boi do Pantanal

Redação | 04/10/2010 13:13

Um das raças de gado mais antigas da região do Pantanal corre o risco de entrar em extinção. O tucura é um dos mais adaptados à região, mas sofre com o avanço de espécies estrangeiras, que passaram por melhoramento genético.

A Embrapa Pantanal (Empresa Brasileira de Agropecuária) está desenvolvendo trabalho para salvar a espécie, que passa por atividades de conservação e busca de novos usos comerciais para o gado pantaneiro. Aproximadamente 500 tucuras convivem entre os quase 3 milhões de cabeças de gado do Pantanal.

Na avaliação da pesquisadora da Embrapa Pantanal, Sandra Santos, a visão dos produtores é que o tucura representa a pecuária do passado. "As raças importadas passaram por um intenso processo de melhoramento genético, enquanto o boi do pantanal se adaptou principalmente devido à seleção natural", comenta.

Estima-se que o tucura chegou à região há mais de 300 anos, junto com os colonizadores vindos de Portugal e Espanha. A adaptação da espécie se deu por conta do complexo ambiente pantaneiro, que oscila longos períodos de seca e de cheia.

O tucura consegue pastar na região inundada, o que o difere de outras espécies. As patas e cascos do animal são mais resistentes à água. Por ter o porte compacto, e consequentemente, menos carne para venda, o tucura pode ser extinto também por motivos comerciais.

Futuro

Nos siga no Google Notícias