A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 25 de Setembro de 2018

30/03/2017 08:00

Encerra amanhã prazo para declaração de rebanho de equídeos em MS

Elci Holsback

Encerra nesta sexta-feira (31) prazo para que criadores declarem rebanho equídeo em Mato Grosso do Sul, de acordo com portaria n° 3562 da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) que autoriza a anistia de equídeos. A medida possibilita o proprietário declarar a quantidade de animais que tem ou deixou de ter, acertando seu estoque sem penalidade até o fim do novo prazo.

De acordo com a Iagro, integram grupo de equídeos os cavalos, burros, mulas, jumentos e pôneis e, Mato Grosso do Sul contava até 2016, com população de equídeos cadastrada no sistema de 411 mil animais, sendo 82 % destes na região do planalto. Esse número teve um incremento de 5% e hoje está 431 mil equídeos.

Esta atualização é determinante para controle destes animais que exigem emissão de GTA (Guia de Trânsito Animal) para todos os trânsitos, principalmente, casos de eventos com aglomeração de animais, tais como provas equestres, leilões e exposições agropecuárias.

Além da GTA, de acordo com a finalidade de trânsito, os proprietários de equídeos apresentar ainda de exames negativos de AIE (Anemia Infeciosa Equina), Mormo e Atestado ou Carteira de vacinação para influenza equina. O primeiro foco de mormo no estado foi em abril de 2015 e desde então os exames negativos são exigidos para trânsito interestadual, para locais de aglomeração, eventos e abate.

 



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions