ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Economia

Energisa alerta para acidentes envolvendo rede elétrica durante colheita

Mariana Rodrigues | 24/07/2015 19:42

Em algumas regiões de Mato Grosso do Sul, a colheita do milho já começou, em Dourados - distante 233 km da Capital, por exemplo, a colheita teve início nesta semana, mas alguns produtores temendo as fortes chuvas atípicas para esta época do ano, devem iniciar apenas na semana que vem.

Mas não é só com o clima que os produtores devem se preocupar, os acidentes que ocorrem nas lavouras nessa época também devem ser motivos de alerta para o trabalhador rural. Cuidados na hora de conduzir o maquinário são necessários, mas também é importante se atentar com a rede elétrica durante o período de colheita e assim evitar acidentes.

Para que esse tipo de acidente, que pode colocar em risco a vida do trabalhador rural, seja evitado, a Energisa atenta para alguns cuidados que o trabalhador rural deve tomar para diminuir os riscos de acidentes envolvendo a rede elétrica e maquinários. Antes mesmo de começar a colheita, é importante que os trabalhadores observem a altura da máquina ou equipamento usado e se certificar que vai ficar a uma distância segura da rede elétrica.

Em caso de fios rompidos ou caídos no solo, é importante entrar em contato com a concessionária. E sempre procurar deixar as máquinas agrícolas estacionadas longe da rede elétrica.

É importante tomar cuidado com animais, caso sejam atingidos por cabo de energia, não deve ser removido antes de entrar em contato com a concessionária e se certificar que a energia foi interrompida e assim evitar mais acidentes.
No manuseio de máquinas agrícolas, é importante desviar dos cabos de aço que prendem os postes de energia ao chão. Esses cabos não devem ser retirados, por motivos de segurança.

Ainda para garantir a segurança, durante manobra de veículos ou equipamentos, carga e descarga de caminhões, o condutor deve manter a distância mínima de cinco metros de qualquer tipo de estrutura elétrica e três metros dos cabos.

Com relação as queimadas a céu aberto, se ocorrerem embaixo da rede elétrica podem comprometer as estruturas, provocar o rompimento de cabos e curto-circuito.

Ainda conforme a Energisa, a chave da rede elétrica não pode ser religada em casos de falta de energia. Esta atitude representa riscos à segurança no local e o autor pode responder criminalmente por este ato.

Nos siga no Google Notícias