ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Erradicar aftosa é próximo passo da agropecuária em MS, diz Reinaldo

Durante a solenidade de abertura da 80ª Expogrande Reinaldo também apontou o evento como um marco importante para o Estado.

Adriano Fernandes e Gabriel Neris | 05/04/2018 20:27
Governador durante coletiva, esta noite (05) na abertura da Expogrande. (Foto: Paulo Francis)
Governador durante coletiva, esta noite (05) na abertura da Expogrande. (Foto: Paulo Francis)

Diante do anuncio da OIE (Organização Mundial de Saúde Animal) reconhecendo Brasil como área livre da febre aftosa com vacinação, o Governador Reinaldo Azambuja adiantou que o próximo desafio para o setor agropecuário em MS é tornar o Estado, também referência no controle da doença, mesmo sem a imunização.

“O próximo passo é atingir a zona livre sem vacinação. Mas esse é um trabalho conjunto entre o Estado com o Ministério da Agricultura”, comentou o governador durante a solenidade de abertura da programação da 80ª edição da Expogrande, esta noite (05).

O objetivo para o futuro também é visto como um importante fator econômico. “Que vai abrir o mercado para outros lugares, mas também temos uma preocupação com região de fronteira”, salientou.

O risco de incursão do vírus vindos de países vizinhos ainda não certificados, também foi um risco citado no relatório da Comissão Científica da OIE.  Azambuja também comemorou a realização da 80ª edição da feira agropecuária, este ano. Evento que ele apontou ser um marco importante para o Estado. “Mostra a força do agronegócio na região e o quanto já era forte desde antes dos 40 anos de MS”, conclui.

A OIE (Organização Mundial de Saúde Animal) emitirá em 20 de maio o reconhecimento formal de que o Brasil é área livre de aftosa com vacinação. A erradicação da aftosa com vacinação atinge 25 Estados e o Distrito Federal.

Nos siga no Google Notícias