ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Economia

Escassez de chuva em municípios do interior deixa produtores em alerta

Fabiano Arruda | 10/01/2013 15:39

Ao contrário do volume de chuva registrado em Campo Grande, que, só ontem (9) foi de 79 milímetros, o índice pluviométrico em pelo menos quatro municípios no interior do Estado já deixa produtores em alerta.

Segundo números do Cptec/Inpe (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) desde o início do mês a média de chuva diária é de 1 a 5 milímetros. O ideal para as lavouras, que estão em fase de floração, é de 7 a 8 milímetros por dia.

De olho nas condições climáticas, comissão técnica da Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul) vai percorrer quatro municípios da região Norte do Estado: Coxim, Sonora, Costa Rica e Chapadão do Sul.

Segundo informações da Famasul, até o final da semana o grupo deve finalizar relatório com as previsões da safra na região. A comissão também deve ir aos municípios produtores da região Sul para produzir levantamento.

O assessor técnico da entidade, Leonardo Carlotto, mantém otimismo e garante que ainda é cedo para previsões sobre prejuízos, no entanto, há a possibilidade de perdas caso o cenário se consolide.

“O rendimento da lavoura depende de fatores como a data do plantio, a variedade escolhida, doenças e chuvas. São muitos os fatores que influenciam no resultado final de uma safra”, explica.

Neste ano, a área destinada ao plantio de soja no Estado passou de 1, 8 milhões de hectares na safra passada para cerca de 2 milhões de hectares no ciclo em curso.

Nos siga no Google Notícias