ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Estado começa hoje teste para adotar GTA eletrônica

Redação | 20/10/2010 06:48

A e-GTA (Guia de Trânsito Animal Eletrônica) começa a ser testada nesta quarta-feira por dez produtores rurais selecionados pela Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal). O sistema foi apresentado na última segunda-feira.

De acordo com o site de notícias do governo, o documento poderá ser emitido via internet ou por meio de terminal (aparelho) conectado à telefonia móvel com a utilização de um cartão magnético.

Os dois sistemas estão interligados ao banco de dados do produtor na Iagro. O cartão contém um chip com todas as informações referentes à propriedade rural cadastrada em nome do produtor.

A guia eletrônica traz o número de bovinos macho e fêmea ao qual o documento faz referência, a marca do rebanho, procedência, localidade de destino, finalidade, meio de transporte, além das datas das vacinações contra brucelose e aftosa.

O papel para emissão será numerado e timbrado pelo Ministério da Agricultura. O papel especial não terá custo adicional, o produtor continuará a pagar R$ 8,26 por meio de boleto bancário, que poderá ser recolhido pela internet ou no banco.

Após dois meses de teste, o novo sistema será submetido ao Ministério da Agricultura para aprovação.

Nos siga no Google Notícias