ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Estado encaminha pedido de reabilitação de exportação de carne bovina para UE

Renata Volpe Haddad | 13/11/2015 18:47
A fronteira da Bolívia e do Paraguai tem produção estimada em mais de 900 mil bovinos. (Foto: Valter Loeschner/ SFA/MS)
A fronteira da Bolívia e do Paraguai tem produção estimada em mais de 900 mil bovinos. (Foto: Valter Loeschner/ SFA/MS)

O pedido de reabilitação das exportações de carne bovina procedente da zona de fronteira de Mato Grosso do Sul foi encaminhado para a União Europeia, pelo Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e protocolado pelo Adido Agrícola junto à embaixada brasileira em Bruxelas.

A indicação de reabilitação foi feita em função da possível visita da Missão Europeia ao Brasil, que está prevista para fevereiro de 2016. O mesmo pedido também foi encaminhado às autoridades sanitárias chilenas, com o propósito de exportar carne bovina dessa região fronteiriça para aquele país.

Com uma extensa faixa territorial, a fronteira da Bolívia e do Paraguai tem produção estimada em mais de 900 mil bovinos, distribuídos em aproximadamente cinco mil propriedades.

Dados oficiais do SISBOV/MAPA apontam que o estado possui 205 propriedades fora da zona de fronteira e sendo habilitadas à exportação para o bloco. Todas essas propriedades já foram auditadas esse ano pelos fiscais da SFA/MS (Superintendência Federal de Agricultura).

O Serviço Veterinário Oficial de Mato Grosso do Sul da IAGRO), juntamente com o Serviço de Saúde Animal da SFA, estão articulando ações conjuntas para viabilizar a visita dos membros da Missão Europeia a região.

Na oportunidade serão apresentados os procedimentos adotados e o efetivo funcionamento das estruturas na fronteira, contribuindo para a conquista desses mercados e melhoria do comércio dos produtos da região.

Para os produtores, um fator importante que pesa na decisão de reabilitação da zona de fronteira, segundo o Fiscal Federal Agropecuário e Chefe do Serviço da Saúde Animal da SFA/MS, Elvio Pattat Cazola, é o fato dessa reabilitação influenciar no aumento de propriedades em condições de exportação para a União Europeia, além de atender a questão de movimentação de animais de uma área não habilitada para uma área habilitada.

Atualmente, a União Europeia exige que a carne exportada seja oriunda de animais que permaneceram pelo menos 90 dias na área habilitada e no mínimo 40 dias na última propriedade.

Nos siga no Google Notícias