ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Estratégica para MS, irrigação é uma das atrações do Showtec 2013

Nícholas Vasconcelos | 02/01/2013 19:23

A viabilidade e as questões legais para a irrigação estão entre as palestras do giro tecnológico do Showtec 2013, que será realizada em Maracaju no dia 24 de janeiro.

Considerada fundamental para o desenvolvimento ideal de toda lavoura, a irrigação é um prática que compensa a má distribuição ou falta de chuvas em determinadas regiões.

Entre as opções de irrigação utilizadas no Estado, estão unidades de bombeamento, canais, tubulações, sistemas de distribuição de água nas parcelas e sistemas de drenagem.

Segundo a organização da Showtec, muitos produtores ainda não sabem a melhor forma de implantação do sistema ou ainda não têm consciência dos impactos ambientais que podem ser causados pela prática.

No giro serão demonstrados quais as opções mais adequadas para o milho e a soja, topografia, características do solo, quantidade de água, entre outros fatores.

Já ente as questões legais serão apresentadas as noções gerais sobre licenciamentos de projetos de acordo com cada tipo de irrigação, extensão da área e complexidade do ambiente.

Em 2012, o Showtec recebeu 12 mil pessoas que foram conhecer tecnologias de produção agropecuária para a região central do Brasil, inclusive produtores da Bolívia, Paraguai e Uruguai. O evento é realizado pela Fundação MS em parceria com a Famasul, Sistema OCB/MS (Organização das Cooperativas do Brasil em Mato Grosso do Sul) e Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul).

Nos siga no Google Notícias