ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Evento sobre a raça Senepol reúne mulheres criadoras de todo o País

Renata Volpe Haddad | 12/04/2016 12:10
Gado Senepol P.O se adaptou bem ao clima sul-mato-grossense. (Foto: Roberto Matos)
Gado Senepol P.O se adaptou bem ao clima sul-mato-grossense. (Foto: Roberto Matos)

Há 14 anos criando a raça Senepol em Mato Grosso do Sul, a pecuarista Vera Reich sempre sentiu falta da presença de mulheres no campo. Com isso, em 2015 decidiu criar o Leilão das Divas, um evento totalmente feminino para reunir as mulheres criadoras da raça.

De acordo com a pecuarista, a ideia deu tão certo que atualmente, reúne criadoras e esposas de criadores de todo o País, que através das redes sociais, trocam ideias e experiências.

"Tentamos sempre estar reunidas quando a agenda de todas batem, mas os encontros são excelentes, pois trocamos ideias e fortalecemos o público feminino em algo que ainda é voltado para os homens", explica.

Em Campo Grande, dois encontros das Mulheres do Senepol foram realizados e reuniu 55 mulheres criadoras da raça. Segundo Vera, conhecimento é um importante instrumento quando se trata de contabilizar todas as etapas de produção desde a genética de qualidade até o manejo dos animais antes de cruzamentos industriais, comercialização e abate.

Nesta segunda-feira (11) aconteceu em Campo Grande o II Encontro das Mulheres do Senepol. (Foto: Alcides Neto)
Nesta segunda-feira (11) aconteceu em Campo Grande o II Encontro das Mulheres do Senepol. (Foto: Alcides Neto)

"Nesses encontros tivemos palestras técnicas sobre a raça, isso tudo para podermos ter mais conhecimento", explica.

Trabalhando ativamente na Fazenda CMI, Vera relata que se interessou pela raça quando descobriu, que o Senepol se adaptava bem ao clima sul-mato-grossense.

"Primeiro, começamos a fazer vários cruzamentos com o Nelore e vimos que a raça foi se adaptando bem, o bezerro desmamava mais gordo e resistia bem ao clima, ai, eu e meu marido resolvemos criar o gado puro, o p.o e descobrimos que ele existe no Caribe, ou seja, é claro que se adaptaria ao clima daqui e hoje temos mil cabeças de Senepol puros", comenta.

Quem quiser conferir de perto a raça, nesta terça-feira (12) acontece o Leilão das Deusas na Expogrande, onde serão leiloadas doadoras com nível alto de genética. Na quarta-feira (13), será realizado o Leilão das Musas, que serão vendidas as bezerras e novilhas, filhas das doadoras.

Nos siga no Google Notícias