ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Economia

Expedição percorre MS por três dias para mapear soja precoce

Zana Zaidan | 18/01/2014 13:19
Técnicos do rally partem de Campo Grande e passam três dias no Estado (Foto: Divulgação)
Técnicos do rally partem de Campo Grande e passam três dias no Estado (Foto: Divulgação)

Principal levantamento técnico privado da produção nacional de soja e milho do Brasil, a largada da segunda etapa do Rally da Safra 2014 será na próxima terça-feira (21). A expedição parte da Estância Claudia, propriedade a 30 quilômetros de Campo Grande.

Desta vez, a Equipe 2 iniciam a avaliação de lavouras de soja precoce, em razão da importância do ciclo para a safra 2013/14. Técnicos seguem pelo Estado até sexta-feira, passam pelo Paraná e, na sequência, a Equipe 3 visitará lavouras e produtores em Goiás e Mato Grosso, entre 27 de janeiro e 2 de fevereiro.

“Acreditamos que até 42% da soja esteja colhida até o dia 28 de fevereiro, deslocando o pico da colheita que, tradicionalmente, ocorria na segunda quinzena de março. Teremos muita colheita de soja nesse período, desafiando novamente as condições logísticas brasileiras”, afirma o coordenador geral do Rally e sócio diretor da empresa responsável pela organização da expedição, André Pessôa.

Supersafra - A expectativa dos técnicos é encontrar em campo uma supersafra 2013/14, quando o Brasil deverá colher, pelo segundo ano consecutivo, o maior volume de soja de sua história: 91,6 milhões de toneladas - aumento de 11% sobre a safra anterior.

No Mato Grosso do Sul, a expectativa é de uma safra de 5,9 milhões de toneladas de soja, 1% superior ao ano passado. A área plantada cresceu 5% e chegou a 2,12 milhões de hectares.

A iniciativa chega à 11ª edição, e é organizada por uma empresa de consultoria em agronegócios, com patrocínio da iniciativa privada, apoio de entidades representativas do setor, e instituições de ensino.

Nos siga no Google Notícias