A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

04/11/2013 23:50

Expoinel mostra potencial de melhoramento genético do nelore de MS

Vinícius Squinelo

A Exposição de Genética Provada de Mato Grosso do Sul, a Expogen MS chega em sua segunda edição com o objetivo de mostrar o potencial do Estado quando o assunto é melhoramento genético.

O evento é realizado nos moldes do promovido pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) em Uberaba, Minas Gerais, reunindo reprodutores criteriosamente selecionados e avaliados, exemplares da raça Nelore capazes de imprimir no rebanho características diferenciadoras e que melhoram a qualidade da produção como um todo.

“A ideia do evento, que acontece paralelamente a Expoinel, é mostrar como o criador tem investido em tecnologia e como vale a pena investir nesta ferramenta, que dará sempre muito mais retorno, tanto em produção, quanto na comercialização desta produção. É investimento com retorno certo”, diz Thiago Morais Salomão, presidente da Nelore MS.

No ano passado, mais de trinta animais de sete criatórios, sendo seis de Mato Grosso do Sul e um de Minas Gerais, estiveram presentes na amostra. Para este ano a expectativa é grande, pois praticamente todas as cinquenta baias já foram preenchidas com quase setenta animais.

“A única exigência é que os animais façam parte de qualquer programa de avaliação, pois é através deles que conseguimos selecionar os indivíduos que são realmente melhoradores”, explica Thiago.

Os touros serão colocados à disposição dos criadores, principalmente para a comercialização de doses de sêmen, que com o uso de ferramentas como a Inseminação Artificial Por Tempo Fixo (IATF) melhoram a padronização da produção e o repasse das características para as progênies.

“A gente traz o que há de melhor e quem quer comprar pode comparar”, ressalta um dos expositores de 2012, Francisco Carvalho Neto, mais conhecido como Chico Carvalho, que já reservou seu espaço para esta edição.

Espaço do Criador - Junto aos animais, a Expogen MS disponibiliza um espaço para os criadores que visitarem a amostra. Um local com toda a infraestrutura necessária para proporcionar a troca de conhecimento entre expositores e compradores.

O local contará com uma programação intensa, que abordará temas relevantes para o setor, como o uso de touros melhoradores, a genômica no melhoramento genético, alimentação e suplementação animal e um bate- papo que terá como discussão a interpretação da ferramenta “Diferença Esperada da Progênie”, a famosa Dep’s, e de que forma os seus resultados podem ser ampliados.

Segundo Thiago Morais, o espaço servirá de ponto de encontro ideal para formar uma boa roda de tereré e falar do futuro e dos desafios da pecuária atual. “O momento de investir em genética é esse, e aqui o produtor mostra que esse investimento traz resultado”.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions