ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Expoinel mostra potencial de melhoramento genético do nelore de MS

Vinícius Squinelo | 04/11/2013 23:50

A Exposição de Genética Provada de Mato Grosso do Sul, a Expogen MS chega em sua segunda edição com o objetivo de mostrar o potencial do Estado quando o assunto é melhoramento genético.

O evento é realizado nos moldes do promovido pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) em Uberaba, Minas Gerais, reunindo reprodutores criteriosamente selecionados e avaliados, exemplares da raça Nelore capazes de imprimir no rebanho características diferenciadoras e que melhoram a qualidade da produção como um todo.

“A ideia do evento, que acontece paralelamente a Expoinel, é mostrar como o criador tem investido em tecnologia e como vale a pena investir nesta ferramenta, que dará sempre muito mais retorno, tanto em produção, quanto na comercialização desta produção. É investimento com retorno certo”, diz Thiago Morais Salomão, presidente da Nelore MS.

No ano passado, mais de trinta animais de sete criatórios, sendo seis de Mato Grosso do Sul e um de Minas Gerais, estiveram presentes na amostra. Para este ano a expectativa é grande, pois praticamente todas as cinquenta baias já foram preenchidas com quase setenta animais.

“A única exigência é que os animais façam parte de qualquer programa de avaliação, pois é através deles que conseguimos selecionar os indivíduos que são realmente melhoradores”, explica Thiago.

Os touros serão colocados à disposição dos criadores, principalmente para a comercialização de doses de sêmen, que com o uso de ferramentas como a Inseminação Artificial Por Tempo Fixo (IATF) melhoram a padronização da produção e o repasse das características para as progênies.

“A gente traz o que há de melhor e quem quer comprar pode comparar”, ressalta um dos expositores de 2012, Francisco Carvalho Neto, mais conhecido como Chico Carvalho, que já reservou seu espaço para esta edição.

Espaço do Criador - Junto aos animais, a Expogen MS disponibiliza um espaço para os criadores que visitarem a amostra. Um local com toda a infraestrutura necessária para proporcionar a troca de conhecimento entre expositores e compradores.

O local contará com uma programação intensa, que abordará temas relevantes para o setor, como o uso de touros melhoradores, a genômica no melhoramento genético, alimentação e suplementação animal e um bate- papo que terá como discussão a interpretação da ferramenta “Diferença Esperada da Progênie”, a famosa Dep’s, e de que forma os seus resultados podem ser ampliados.

Segundo Thiago Morais, o espaço servirá de ponto de encontro ideal para formar uma boa roda de tereré e falar do futuro e dos desafios da pecuária atual. “O momento de investir em genética é esse, e aqui o produtor mostra que esse investimento traz resultado”.

Nos siga no Google Notícias