A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

23/11/2014 11:14

Exposição em Campo Grande tem julgamento de bovinos de 6 estados

Priscilla Peres
Três juízes fazem a avaliação dos melhores animais, por categoria. (Foto: Marcelo Calazans)Três juízes fazem a avaliação dos melhores animais, por categoria. (Foto: Marcelo Calazans)
Julgamento termina com a escolha de melhor macho e fêmea entre os participantes. (Foto: Marcelo Calazans)Julgamento termina com a escolha de melhor macho e fêmea entre os participantes. (Foto: Marcelo Calazans)

Neste domingo, produtores rurais de 6 estados estão reunidos em Campo Grande para o grande julgamento final da raça Nelore. A competição integra as atividades da Expo Nelore MS que em dez dias movimentou R$ 18 milhões só em leilões e reuniu 400 animais em exposição, desses 345 participaram de julgamentos.

São 12 categorias que escolhem os melhores animais e o evento termina com a premiação de melhor macho e melhor fêmea, além do criador e expositor mais pontuados. Os julgamentos são feitos por três juízes, sendo um do Estado e dois de São Paulo, credenciados pela ABCZ (Associação Brasileira de Criadores de Zebu).

O juiz de MS, J1, Gilmar Siqueira de Miranda, conta que a raça tem tido ganhos significativos e com grande evolução. "Os melhores da raça, premiados em grandes exposições estão aqui hoje. O nível está alto, pois os produtores estão acompanhando a evolução da carne, ainda mais em MS, um dos maiores produtores de carne do país", explica.

Produtor de Nelore e expositor da feira, José Pedro Budib, está em 2° colocado em pontuação da Expo Nelore MS e compete com 15 animais. Ele explica que em cada exposição é feito um ranking dos melhores e no fim de um ano são eleitos os melhores do país. "A Expo Nelore MS está entre as 3 maiores feiras do país e é através da pontuação que os produtores vendem os touros e semêm dos animais campeões", diz. A competição vai de 1° de outubro à 30 de setembro e algumas o expositor é obrigado a participar para poder pontuar.

O presidente da Nelores MS, Thiago Morais, destaca o evento é importante para reunir criadores de fora que vêm à Capital para prestigiar os produtores e leilões. "É uma oportunidade de aprimorar a raça e capacitar principalmente os tratadores, que participam de cursos de manejo".

Expo Nelore MS - Chamada anteriormente de Expoinel, a Expo Nelore MS, maior exposição da raça Nelore de Mato Grosso do Sul, acontece de 13 a 23 de novembro em Campo Grande/MS no espaço Terra Nova Eventos, Rodovia MS 080, KM2.

A programação do evento envolve exposições de animais e materiais agropecuários, leilões em todos os dias do evento e o tradicional julgamento da raça. Com organização da Nelore MS, a edição de 2014 conta com apoio da Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da SEDESC, e patrocínio da Ourofino agronegócio, Agroceres, Massey Ferguson e Mosena. Mais informações e inscrições estão disponíveis no site http://www.nelorems.org/.

Exposição reúne fêmeas e machos de várias idades. (Foto: Marcelo Calazans)Exposição reúne fêmeas e machos de várias idades. (Foto: Marcelo Calazans)
Cada produtor pode participar com 15 animais. (Foto: Marcelo Calazans)Cada produtor pode participar com 15 animais. (Foto: Marcelo Calazans)


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions