A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

21/03/2009 18:02

Falta de água está prejudicando rebanhos em Capão Bonito

Redação

Para garantir a sobrevivência do gado, pequenos produtores de leite do assentamento Capão Bonito, em Sidrolândia, estão sendo obrigados a comprar água para abastecer o rebanho, já que dos 308 lotes, só 71 são atendidos pela rede de água. Os produtores estão preocupados, pois o leite é a principal geração de renda deles.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Adão de Souza Luz, diz que a solução é pagar o frete e levar água das nascentes que ficam mais próximas do assentamento. Ele é dono de lote no assentamento e conta com um rebanho de 20 vacas que produzem 120 litros de leite diariamente e lhe garantem uma renda mensal de R$ 1,2 mil.

Alguns assentados informam que têm de deslocar seus rebanhos por 12 quilômetros até nascentes em busca de água. Muitas vezes a caminhada não surte resultados, afinal, no período de seca o solo não costuma reter água.

Sem contar que o lençol freático só é atingido por 168 metros de profundidade e exames físico-químicos realizados pela Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) constataram que a água produzida é imprópria para o consumo porque está contaminada por agrotóxico.

Alguns produtores ainda reclamam que mesmo dispondo de água encanada, a vazão do poço só atende as necessidades do dia-a-dia das famílias. Um produtor chegou a investir R$ 8 mil na instalação de uma bomba d'água e de todo o encanamento.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions