ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Falta de chuva faz plantio de soja ter o maior atraso em seis anos

Priscilla Peres | 21/10/2014 15:30
Agricultores do Estado já plantaram 120 mil hectares, pelo menos metade terá que ser refeita. (Foto: Famasul)
Agricultores do Estado já plantaram 120 mil hectares, pelo menos metade terá que ser refeita. (Foto: Famasul)

O plantio de soja no Brasil nesta safra 2014/15 é o mais atrasado desde o período de 2008/09. A estiagem no Centro-Oeste e o excesso de chuva no Sul tem atrapalhado o desenvolvimento da planta e em algumas áreas como no Mato Grosso do Sul, será necessário replantar o que já foi feito.

Segundo levantamento feito pela consultoria AgRural e divulgado pela agência de notícias Reuters, atualmente o plantio da soja está em 10% da área destinada a cultura, o índice mais baixo dos últimos cinco anos. Da semana passada para essa, houve aumento de apenas 3 pontos percentuais no na área plantada.

De acordo com o analista em agricultura da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de MS), Leonardo Carlotto, os produtores do Estado estão aguardando uma maior ocorrência de chuvas para fazer o replantio. "Choveu, mas ainda foi pouco e de forma espalhada. Os agricultores estão com medo de replantar e perder novamente", diz.

Desde o dia 20 de setembro, quando começou o período, foram plantados 120 mil hectares em Mato Grosso do Sul, porém a falta de chuva não deixou o grão se desenvolver e os prejuízos podem chegar a R$ 100 milhões. Ao menos metade dessa área terá que ser refeita.

Apesar do atraso, especialistas ainda não alteraram sua previsão de safra recorde, considerando que haverá tempo suficiente para recuperar o atraso da semeadura sem que produtividades da oleaginosa sejam afetadas, conforme a agência de notícias Reuters.

A safra de soja 2014/15 do Brasil, a ser colhida no início do próximo ano, deverá atingir históricas 93,9 milhões de toneladas em condições normais de clima, segundo a mediana de uma pesquisa da Reuters com analistas, corretores e instituições.

De acordo com a AgRural, "além do peso extra do replantio no bolso do produtor, cujas margens já estão apertadas devido à queda dos preços da soja", o atraso na semeadura causa outros dois problemas.

"Um é o estreitamento da janela de plantio da safrinha (segunda safra) e o consequente aumento de seu risco climático, que já têm resultado em melhora das cotações e do volume de negócios no mercado brasileiro de milho. O outro é o alongamento da entressafra da soja, já que praticamente não haverá áreas prontas para colher em janeiro..."

Nos siga no Google Notícias