ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Famasul e governador vão sobrevoar Pantanal para elaborar estudo

Priscilla Peres | 18/12/2015 17:43
Rio Paraguai tem uma extensão superior a 1 milhão de quilômetros. (Foto: Divulgação Famasul)
Rio Paraguai tem uma extensão superior a 1 milhão de quilômetros. (Foto: Divulgação Famasul)

A Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) e a ANA (Agência Nacional das Águas) farão um sobrevoo amanhã no Pantanal para coletar informações e elaborar um plano de recursos hídricos da região da Bacia do Paraguai.

A equipe sairá de Campo Grande e vai percorrer mais de 5,5 mil quilômetros entre Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. A iniciativa será acompanhada pelo Governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja e do secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck.

A Famasul compõe o Grupo de Acompanhamento que irá elaborar o PRH (Plano de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica) do Paraguai, e será representada pela consultora técnica, Daniele Coelho, que participará deste trabalho.

"A expectativa é trazer para o grupo um diagnóstico da situação real de uso e ocupação do solo para que se consiga fazer a melhor gestão da bacia, associando preservação à produção, algo que já acontece na região há mais de 270 anos", salienta Daniele.

O grupo é composto por mais de 29 entidades do poder público e a iniciativa quer traçar metas para o planejamento sustentável da bacia que alimenta o Pantanal.

Bacia do Paraguai - De acordo com as informações da ANA, a rio Paraguai tem uma extensão superior a 1 milhão de quilômetros, sendo 33% no Brasil e o restante na Argentina, Bolívia e Paraguai. Na região, vivem aproximadamente 2,2 milhões de pessoas, sendo que deste total 87% vivem na região urbana.

Nos siga no Google Notícias