A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

13/10/2010 19:01

Famasul lança anuário sobre agropecuária do MS no dia 19

Redação

A Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) lança no próximo dia 19 o primeiro anuário da produção agropecuária do Estado. Batizado de AgroAlimento, o material vai apresentar a evolução das produções estaduais desde a criação, em 1977, até 2009.

O AgroAlimento terá dados da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) e Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

De acordo com a pesquisa realizada pelo jornalista Marco Antônio Gehlen, mestre em Agronegócios pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), a área cultivada no Estado cresceu 113% nas últimas três décadas.

Já a produção de grãos teve aumento de 617% no período, registrando acréscimo de 236% de produtividade. O anuário compila indicadores sobre as produções de carne bovina, soja, milho, arroz, trigo, algodão, cana-de-açúcar, leite, carne de frango, carne suína e carne ovina nos últimos 30 anos.

O AgroAlimento 2010 apresenta ainda a evolução dos custos de produção e da participação do Estado na produtividade nacional das diversas áreas da agropecuária.

Um exemplo é a contextualização referente à cotação do dólar nos anos de 2008 e 2009. Tais informações influenciam diretamente a exportação de produtos e a evolução dos trabalhadores com carteira assinada atuando em atividades agropecuárias.

Até dezembro de 2009, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, eram 63.352 empregados nesse setor em MS.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions