ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Famasul realiza hoje e amanhã eventos para orientação sobre Cadastro Ambiental

Caroline Maldonado | 11/08/2014 08:09
Cadastro fará panorama das propriedades rurais (Foto: Marcos Ermínio)
Cadastro fará panorama das propriedades rurais (Foto: Marcos Ermínio)

Para não errar na hora de fornecer informações, os produtores rurais precisam conhecer a fundo o sistema informatizado que deve ser utilizado para fazer o CAR (Cadastro Ambiental Rural). Portanto, a Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) realiza hoje (11) um talk show, a partir das 14h na sede da entidade, com representantes do MMA (Ministério do Meio Ambiente), Semac (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, das Cidades, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia), Imasul (Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso Sul) e da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil).

Na terça-feira (12), as 8h, o evento será para os técnicos dos 68 sindicatos rurais do Estado. A federação está elaborando ainda uma cartilha e preparando uma série de eventos no interior, que levarão mais detalhes sobre o CAR aos agricultores e pecuaristas.

O analista do departamento Técnico da Famasul, Raul Roa, lembra que o sistema do CAR é diferente daquele a que os produtores estão acostumados a usar. "A plataforma usada em Mato Grosso do Sul é diferente porque a região apresenta particularidades em relação a outros Estados, como o Pantanal, por exemplo, e por isso é diferente do Sicar - Sistema Nacional de Cadastro Rural, desenvolvido pelo Governo Nacional ", explica.

CAR - O cadastro faz parte de um sistema que irá montar um panorama das propriedades rurais do país, com previsão para ser concluído em até um ano. As inscrições podem ser feitas até dia 5 de maio de 2015, no site do Imasul.

O endereço do portal é www.imasul.ms.gov.br. Ao acessar o site, o produtor deve clicar em “Siriema”, ícone que fica no lado direito do portal. Nesta área, há mais uma sessão identificada como “Siriema”. Ao clicar nela, o produtor deve se cadastrar informando dados pessoais ou jurídicos. O produtor rural que não se inscrever no CAR ficará irregular com o Imasul e outros órgãos ambientais e pode ser impedido de obter licenciamento ambiental e financiamentos.

Nos siga no Google Notícias