ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Feira apresenta tecnologias para melhorar rendimento e produção no campo

Renata Volpe Haddad | 09/03/2017 10:48
São dez roteiros tecnológicos na 17º edição da Dinapec. (Foto: Famasul/ Divulgação)
São dez roteiros tecnológicos na 17º edição da Dinapec. (Foto: Famasul/ Divulgação)

Aplicativos para pasto e pecuária, além de duas forrageiras de pastagem e outras ferramentas voltadas ao produtor rural, foram lançados ontem (8) com a abertura da Dinapec. A feira acontece na Embrapa Gado de Corte e encerra amanhã (10).

Conforme a pesquisadora da Embrapa e coordenadora da Dinapec, Thais Basso Amaral, são mais de 50 tecnologias apresentadas para o público. "Temos novidades em manejo de pastagem, tecnologias de carne, estão sendo lançadas duas cultivares de pasto, que são brachiaria e panicum", explica.

Ao todo, a Dinapec apresenta dez roteiros tecnológicos e 13 oficinas para os participantes, que envolve: ovinocultura, produção e qualidade do leite, sanidade animal, Integração Lavoura-Pecuária, entre outros assuntos. 

Também foram lançados dois aplicativos, entre eles o Pasto Certo. Quem desenvolveu foi o pesquisador Sanzio Barrios. "Todas as forrageiras da Embrapa estão reunidas no aplicativo, são 107 no total. O aplicativo compara até quatro pastagens, identifica e diferencia as cultivares", informa.

O aplicativo está disponível para celulares Android, na versão 1. "É gratuito e quando o produtor baixa o aplicativo, ele pode ser trabalhado off-line. Até o fim do ano pretendemos disponibilizar o aplicativo para IOS e atualizar para a versão 2", informa.

Outro aplicativo criado também para auxiliar o produtor, porém, com relação aos custos, foi o CustoBov, desenvolvido pelo pesquisador, Fernando Paim.

Em plataforma Excel, o aplicativo está disponível no site da Embrapa. "Muitos produtores se perdem nos custos que têm com as propriedades e uma forma de ajudar a ficar com as contas no azul, foi criando o aplicativo. Com ele, é possível controlar os custos de produção da bovinocultura e as margens do desempenho econômico. É uma ferramenta simples, mas que ajuda no dia a dia", explica.

Dinapec acontece na sede da Embrapa até às 16h30. Feira acaba amanhã. (Foto: Embrapa Gado de Corte)
Dinapec acontece na sede da Embrapa até às 16h30. Feira acaba amanhã. (Foto: Embrapa Gado de Corte)

Centro de Excelência - O lançamento das obras do Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte do Senar aconteceu ontem (8).

O prédio será construído na Embrapa Gado de Corte para oferecer educação profissional de nível médio e técnico e futuramente, superior. O espaço terá sete blocos, com laboratórios didáticos, área de convivência, entre outros departamentos.

Conforme o presidente da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária), Maurício Saito, o centro vai suprir uma necessidade do setor. "A agropecuária precisa de capacitação de mão-de-obra e como estará localizado na Embrapa, os alunos terão acesso a parte teórica e prática, no mesmo lugar", ressalta.

Nos siga no Google Notícias