ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 28º

Economia

Feira busca mudar "mentalidade" e incentivar consumo de orgânicos

A 14ª Semana Nacional dos Alimentos Orgânicos terá como tema a agroecologia aplicada à educação e saúde, do campo à mesa.

Anahi Gurgel | 01/06/2018 18:16
Alimentos orgânicos comercializados em Campo Grande. (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)
Alimentos orgânicos comercializados em Campo Grande. (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)

O município de Corumbá, distante 420 km de Campo Grande, vai sediar, entre os dias 04 e 08 de junho, a 14ª Semana Nacional dos Alimentos Orgânicos. Com o tema “Agroecologia: Educação e Saúde do Campo à Mesa”, o evento tem como objetivo difundir e promover os sistemas orgânicos de produção e incentivar o consumo de alimentos produzidos sem uso de substâncias químicas.

O evento é realizado pelo Neap (Núcleo de Estudos de Agroecologia e Produção Orgânica do Pantanal), com sede na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), com parceria com a Embrapa Pantanal, Agraer, Prefeitura Municipal de Corumbá e Prefeitura Municipal de Ladário e ocorrerá simultaneamente com a "Semana do Meio Ambiente na UFMS Campus do Pantanal".

Nesta edição, serão realizadas palestras, oficinas, visitas de alunos aos laboratórios da UFMS, além de uma feira onde serão comercializados produtos resultantes dos processos de transição agroecológica. Todas as atividades acontecem na UFMS, gratuitas e abertas ao público.

Segundo o coordenador do Neap, Edgar Aparecido da Costa, a semana busca fomentar a produção e consumo de alimentos orgânicos e reforça uma das metas do núcleo, que é estimular mudanças de comportamentos produtivos para atitudes mais sustentáveis de produção.

“Procuramos mostrar os princípios da agroecologia como pilares estratégicos, para conscientizar os consumidores em priorizar alimentos mais saudáveis", explica.

Programe-se – Na abertura está agendada a palestra “O Impacto do Uso de Agrotóxicos no Meio Ambiente e na Saúde Humana”, ministrada pela bióloga e mestre em Estudos Fronteiriços Fátima Seher. Será no dia 04, às 9h. A partir das 14h, haverá palestra do permacultor Cláudio Morse (Uniom) sobre os princípios da permacultura.

Na terça (05), haverá feira de produtos em transição agroecológica da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares do Pantanal e da Fronteira, das 8h às 11h. Já às 14h, haverá palestra "Transformações na Horticultura da Província Germán Bush: A Transição Agroecológica em Movimento", ministrada pelo Veterinário Juan Carlos Suarez, SEDACRUZ. Em seguida, o pesquisador da Embrapa Pantanal Alberto Feiden vai falar sobre "Agroecologia e Produção Orgânica".

Na quarta (06), a partir das 14h, a nutricionista Maryane Vasconcellos falará sobre "Produção Orgânica e Alimentação Saudável" e, na sequência, é a vez do engenheiro Agrônomo da Agraer Bodoquena/MS, Airton Garcez, discorrer sobre "Tecnologias para Produção Orgânica/Agroecológica" e ministrar a oficina "Oficina Manejo de Quintais Agroecológicos/Podas", marcadas para quinta (07) e sexta (08), das 8h às 11h, no assentamento São Gabriel, zona Rural de Corumbá.

Nos siga no Google Notícias