ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Ferrugem precoce deixa sojicultores sob alerta

Redação | 28/09/2009 08:56

O prognóstico de primavera e verão chuvosos deixam sob alerta os sojicultores de Mato Grosso do Sul, que devem ficar atentos ao monitoramento das lavouras se não quiserem ter prejuízos com a ferrugem asiática.

Este ano houve a notificação mais precoce desde que a praga foi encontrada no Estado. No dia 21 de setembro a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) analisou uma amostra coletada de lavoura voluntária à margem estrada em Ponta Porã e confirmou a contaminação.

A situação deixa evidente mais uma vez que é preciso definir responsabilidade de controle nos casos de lavouras espontâneas, destaca o fitopatologista da Embrapa Agropecuária Oeste, Alexandre Roese. "O primeiro passo é reduzir a perda no transporte, mas é inevitável que caia alguma coisa. Vários órgãos de pesquisa já têm alertado para isso e até hoje não foi dado valor à questão", diz.

Desta vez o problema acabou de certa forma comprometendo o vazio sanitário estabelecido pelo governo estadual para controlar a ferrugem e a notificação veio cedo.

Monitoramento

Nos siga no Google Notícias