ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 28º

Economia

Festa do Milho vai premiar agricultor que tiver espiga grande e com grãos cheios

Renata Volpe Haddad | 18/07/2015 14:46
Agricultores interessados têm até o dia 20 de julho para enviar espiga grande e cheia de milho. (Foto: Divulgação)
Agricultores interessados têm até o dia 20 de julho para enviar espiga grande e cheia de milho. (Foto: Divulgação)

As inscrições para o maior Concurso de Milho de Mato Grosso do Sul, seguem até 20 de julho. Podem participar os agricultores que possuem em sua lavoura, uma espiga com grãos cheios e grandes. O evento faz parte da programação da 4º Festa do Milho, que será realizada no sábado (25), em Rio Brilhante, distante 163 km de Campo Grande.

Para participar, o produtor tem que levar a espiga concorrente até a sede do Sindicato Rural do município ou encaminhá-la por correspondência. Uma comissão julgadora vai fazer a coleta e o peso dos grãos, que serão analisados separadamente.

As oito espigas mais pesadas, serão premiadas em dinheiro, em nível estadual (1º e 2º lugar) e municipal (1º ao 5º lugar). A premiação será às 19h30, no Centro de Tradições Gaúchas Tropeiro Velho, com animação musical do Grupo Celestiales.

Conforme o presidente do Sindicato Rural de Rio Brilhante, Luiz Otávio, no ano passado foram registrados mais de 100 inscritos no concurso. "A festa do Milho quer apresentar o potencial produtivo do grão do Estado e cerca de 600 pessoas passaram pela festa onde conheceram alternativas tecnológicas, equipamentos, participaram de palestras além da troca de experiência com produtores e estudantes”, explica.

O Circuito Aprosoja está na programação do evento. O analista financeiro da AgRural, Fernando Mura Junior, vai apresentar uma perspectiva do mercado de grão para a safra 2015/2016. A iniciativa da Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja e Milho) já percorreu os municípios de Deodápolis, Coxim, Chapadão do Sul e Dourados, com orientações técnicas agrônomas e financeiras. A palestra está marcada para às 8h.

Um estudo desenvolvido pela Embrapa Pantanal em parceria com o sindicato, será a exposição do Projeto Javali, que analisa o comportamento do animal nas lavouras. “Cerca de 30% das perdas nos talhões de uma propriedade são causadas por este animal, por isso a preocupação de levar informações aos produtores da região”, conclui.

Nos siga no Google Notícias