ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Economia

Fórum exigirá boicote a bois criados na Apa do Guariroba

Redação | 08/09/2009 09:31

Integrantes do Fórum de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, composto por várias ONGs (Organizações Não-Governamentais), irão aos frigoríficos para exigir boicote aos bovinos criados por pecuaristas instalados na região da APA (Área de Preservação Ambiental) do Guariroba.

Segundo o coordenador do Fórum, Haroldo Borralho, do Cedampo (Centro de Documentação e apoio a Movimentos Populares), o primeiro frigorífico que o Fórum pretende visitar é o Bertin.

O grupo informou que vai rever contratos com 16 propriedades parcerias, parte delas em Mato Grosso do Sul, para garantir que não há exploração de trabalhadores e degradação ao meio ambiente e, com isso, não ter a imagem afetada no mercado nacional e internacional.

Haroldo afirma que a visita ao frigorífico, que ainda está sendo agendada, tem como intenção saber se algum dos fornecedores atua na APA do Guariroba e, em caso afirmativo, garantir o boicote a estes pecuaristas.

A APA tem 36 mil hectares e na área atuam 62 pecuaristas. "A área está muito degradada e colocando em risco o abastecimento de água de Campo Grande, porque o Guariroba responde por 54% do abastecimento", argumenta Hardoldo. Após o Bertin, a intenção é seguir para outros frigoríficos com o mesmo propósito.

Nos siga no Google Notícias