ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Funcionários da Embrapa encerram greve de dez dias

Redação | 12/06/2009 14:28

Os servidores da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) decidiram, por meio de assembléia, suspender a greve que já durava 10 dias. Na próxima segunda-feira, serão retomadas as atividades.

Mesmo assim, o Sinpaf (Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário) promete nova paralisação geral a partir de quarta-feira (dia 17), para quando está prevista uma nova reunião, às 9h, entre sindicato e a direção da empresa, para tentativa de acordo a respeito de reajuste salarial e valor do pagamento de adicional de insalubridade, entre outros pontos.

O principal dissenso entre as partes diz respeito às cláusulas econômicas contidas na proposta do sindicato. A que, de fato, está travando as negociações é a que estipula o valor do pagamento do adicional de insalubridade, para aproximadamente 1,9 mil trabalhadores, de acordo com cálculos do sindicato.

Para a Embrapa, o pagamento deve ser feito com base no salário mínimo. Já os trabalhadores querem como referência o salário-base da categoria.

Os sindicalistas em Campo Grande revelaram que a categoria quer reajuste de 15% e pagamento de insalubridade, além de aumento de R$ 1 no kit alimentação.

De acordo com o presidente do sindicato em Mato Grosso do Sul, Vanderlei Severino da Silva, os trabalhadores reivindicam a manutenção de um acordo federal coletivo firmado em 2008, cuja validade ia até 30 de abril deste ano.

Ele explica que o acordo anual costuma ser prorrogado até que o novo seja definido. Mas, neste ano, a empresa suspendeu os benefícios concedidos no ano passado, o que foi apontado como estopim para a greve.

No ano passado, a Embrapa concordou em pagar de 20% a 40% do salário-base dos funcionários. Como a legislação dá brecha para que o valor seja pago sobre o salário mínimo, a empresa suspendeu o benefício já neste mês, sem discutir o assunto, reclama o sindicato.

Além de não aceitar a redução, os trabalhadores alegam trabalhar em péssimas condições, principalmente nos laboratórios. De acordo com o presidente do Sinpaf, não existem áreas específicas de pesquisa e os funcionários manuseiam produtos químicos sem as condições adequadas. "Essa é a realidade dos laboratórios da Embrapa no país inteiro", afirma.

Ao todo, são 8.617 trabalhadores em todo o Brasil e cerca de 200 atuando em Campo Grande. As três unidades da Embrapa em Mato Grosso do Sul totalizam 500 funcionários.

Nos siga no Google Notícias