ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Fundação detecta primeiro foco de ferrugem asiática na soja de MS

Vinícius Squinelo | 01/01/2014 19:43

O laboratório da Fundação Chapadão, em Chapadão do Sul, detectou o primeiro foco de ferrugem asiática na soja nesta safra 2013/14. Segundo a pesquisadora Alexandra Botelho, responsável pelo laboratório, as folhas com ferrugem vieram da fazenda Campo Verde, proveniente da cultivar Anta 82, no estágio R 5.4 (fase final de enchimento de grãos), todavia o produtor já havia efetivado duas aplicações com fungicida específico para o controle da ferrugem.

A confirmação da ferrugem, realizada pela própria pesquisadora, foi realizada no dia 28 deste mês, mas divulgada apenas esta semana.

Edson Borges, diretor da Fundação, explica que a detecção da ferrugem não é anormal, pois Mato Grosso do Sul estava em um estágio que “a qualquer momento iria ocorrer a diagnose, uma vez que nos municípios de Rio Verde, Montividiu e Caçu, em Goiás, já haviam confirmado a presença desta doença”.

Edson solicitou aos produtores ficarem alertas, pois a grande maioria das lavouras de soja na região requer muito cuidado quanto a doença. Ele esclareceu que para um efetivo controle, é importante que todos acertem a primeira aplicação, não errem a segunda, proceda terceira e quanta se necessário.

Outro fato importante é que nas últimas três safras a ferrugem foi diagnosticada na região no mês de janeiro, assim chegando agora em dezembro a disseminação nas lavouras pode ser mais intensa.

Nos siga no Google Notícias