ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Geada afeta 208 mil hectares de lavouras de milho em municípios

Renata Volpe Haddad | 16/06/2016 10:53
Em Laguna Carapã, milho ficou coberto pelo gelo. (Foto: Aprosoja/MS)
Em Laguna Carapã, milho ficou coberto pelo gelo. (Foto: Aprosoja/MS)

As geadas que atingiram Mato Grosso do Sul nos dias 12 e 13 de junho, afetaram 208 mil hectares de lavouras de milho em 13 municípios do Estado, isso significa que 25% do milho localizado na região Sul foi prejudicado. O levantamento é da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de MS).

De acordo com o analista de grãos da Famasul, Leonardo Carlotto, ainda está sendo feito um levantamento das áreas atingidas pela geada, mas já é possível relatar que dos 751 mil hectares de lavouras de milho que têm na região Sul, 187 mil hectares foram afetados.

"O milho ainda não estava em maturação, ou seja, a espiga estava enchendo de grão e com a geada, reduz o potencial da produtividade. Isso não quer dizer que se perde por completo a espiga, mas ela para de encher, pois queima a folha e para de fazer fotossíntese", explica.

Ainda segundo o analista, nas partes mais baixas de outros municípios, como Bonito, Maracaju, Nova Alvorada do Sul e Sidrolândia, também sofreram com a geada. "Nessas áreas mais baixas, estimamos que 20,6 mil hectares de milho foram danificados, o que totaliza uma área de 208 mil em todo o Estado", alega.

Em Sidrolândia, a grama ficou coberta de gelo. (Foto: Aprosoja/MS)
Em Sidrolândia, a grama ficou coberta de gelo. (Foto: Aprosoja/MS)

Conforme o presidente do Sindicato Rural de Eldorado, Waldir Santussi, 60% do milho que foi plantado com atraso, foi prejudicado pela geada. "Aqui geou muito, prejudicando pastagem e principalmente as lavouras de milho, foi geral, menos as áreas que estão situadas perto do rio", informa.

Em Iguatemi, o assessor Edson Palla, afirmou que 80% da pastagem do município foi afetada. "Temos produção de leite no município e o medo é das vacas começarem a emagrecer, já que o capim que antes estava verde, agora começa a secar", informa.

O produtor rural Lucas da Rocha, gravou um vídeo no dia 13 de junho mostrando como ficou a situação da lavoura de milho, após a geada em Maracaju, e falando que todas as folhas ficaram congeladas. Confira: 

Nos siga no Google Notícias