ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 17º

Economia

Geada fez produtividade de milho safrinha cair quase 3%

Redação | 08/07/2008 09:07

As geadas que ocorreram em municípios do extremo Sul de Mato Grosso do Sul no mês passado fizeram com que a produtividade do milho safrinha caísse quase 3%, segundo mostra o levantamento da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), divulgado nesta terça-feira.

De 3,5 mil quilos por hectare previstos, o rendimento passou a 3,4 mil quilos, conforme identificaram em campo os pesquisadores. Apesar disso, a previsão de produção total foi revista para cima, de 2,922 milhões de toneladas a 2,947 milhões.

Isso porque no prognóstico de junho, a área plantada estimada era de 835 mil hectares e passou a 867 mil, o que significa uma área 17% maior que na safrinha do ano passado. O estímulo são os bons preços do grão no mercado doméstico e internacional.

A produção total de grãos do Estado neste ano será de 8,6 milhões de toneladas, crescimento de 3,2% puxado pelo milho.

Quanto às outras colheitas, foi mais uma vez confirmada redução de 6,6% na produção de soja, atribuída aos efeitos do fenômeno La Ninã. O excesso de chuvas provocou a proliferação de pragas como a ferrugem asiática da soja, que acertou em cheio lavouras de São Gabriel do Oeste.

No caso do algodão, cuja safra já está toda colhida, a produtividade foi 6% e a produção atingiu 185,3 mil toneladas em caroço, volume 3,4% maior que na safra passada.

O feijão tem rendimento 6,8% menor com produção 26,7% menor que em 2007 e a queda na produção de arroz é de 9,7%. O trigo tem a redução mais drástica, de 35,6%, passando de 62,1 mil toneladas a 40 mil toneladas.

Nos siga no Google Notícias