ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Giro tecnológico do Senar discute produção leiteira na Expoagro

Helio de Freitas, de Dourados | 15/05/2015 14:19
Produtores tiveram acesso a técnicas de produção e uso de tecnologia no campo (Foto: Divulgação)
Produtores tiveram acesso a técnicas de produção e uso de tecnologia no campo (Foto: Divulgação)

Pelo menos 176 pessoas, entre técnicos, estudantes e produtores, participaram nesta sexta-feira do giro tecnológico promovido no Sindicato Rural de Dourados pela Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) e Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) para apresentar aos produtores de leite as técnicas de produção e utilização correta da tecnologia nas atividades do campo.

O evento faz parte da programação da 51ª Expoagro (Exposição Agropecuária) de Dourados, que começa nesta sexta-feira. O giro tecnológico foi organizado pelo programa Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural) Mais Leite, desenvolvido pelo Senar há um ano e que atende 744 produtores de leite de 14 municípios do Estado.

De acordo com a coordenadora do programa em Dourados, Mariana Gilberti Urt, o dia de campo foi para atender a demanda dos interessados no tema de produção leiteira. Uma das atividades do programa é a difusão de tecnologias, feita com dois grupos de técnicos que atendem os produtores da região.

“Promovemos o dia de campo com visitas técnicas para que os produtores tenham acesso a novas tecnologias ou até a tecnologias que tenham em suas propriedades, mas que podem ter sido instaladas de forma errada”, afirmou Mariana.

O giro tecnológico foi dividido em cinco estações, para abordar os temas de pastagens, fruticultura, irrigação de pasto, instalação de cerca elétrica e manejo rotacionado na produção leiteira. “Na primeira estação trouxemos cinco variedades de pastagens que são mais utilizadas na bovinocultura de leite e estamos dando manejo adequado de cada uma dessas pastagens”, explica a técnica.

Em Dourados o programa do Senar atende 72 produtores através dos grupos da cidade e do distrito de Itahum.

Nos siga no Google Notícias