ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Governador decreta amanhã situação de emergência no Pantanal

Jorge Almoas | 22/03/2011 18:31

O governador André Puccinelli decreta amanhã situação de emergência na região pantaneira de Corumbá. O decreto estadual deve ser publicado na edição de quarta-feira do Diário Oficial do Estado, com entrada imediata em vigor e prazo de validade de 90 dias.

Com o decreto de situação de emergência, os produtores rurais podem buscar respaldo para recuperação dos prejuízos com as cheias.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Corumbá, Raphael Domingos Lombardi Kassar, a notícia trouxe ânimo aos pecuaristas. Além disso, há um temor de que as inundações possam aumentar, por conta do ritmo de subida do nível dos rios da região.

A partir da publicação do decreto de situação de emergência, o governo do Estado vai juntar o laudo da Embrapa – que aponta perdas de R$ 190 milhões da pecuária pantaneira por conta da cheia, e encaminhar o estudo para o Ministério da Integração Nacional.

O documento a ser elaborado pelas autoridades mostra que as chuvas ultrapassaram 450 milímetros e elevou o nível dos rios Paraguai, Miranda, Aquidauana, Taquari, Abobral e Nabileque.

A cheia dos rios provocou a diminuição das áreas de pastagem, levando a perda de peso e até morte de animais. “Durante o decreto de emergência, a dívida fica congelada, isso já nos ajuda muito”, afirma Kassar.

O presidente do sindicato rural afirmou um cenário contraditório: até a primeira quinzena de janeiro, muitos produtores rurais faziam poços para captar água; em seguida, viveram um intenso período de chuvas; e em três meses, começará o inverno.

“A gente teme pelo animal debilitado, emagrecido pela estiagem até o início do ano, agora passando por essa chuva intensa, e depois enfrentando um inverno”, explica o pecuarista.

O decreto de emergência aponta o impacto atual já verificado do desastre, objetivando mostrar a existência de danos a humanos e econômicos, para solicitar que a situação seja homologada pelo Ministério.

Nos siga no Google Notícias