ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Governador diz que fim da ZAV deve estimular a pecuária no Estado

Ricardo Campos Jr. | 07/02/2011 11:19

Medidas sanitárias rigorosas garantiram reconhecimento, diz André

O reconhecimento da ZAV (Zona de Alta Vigilância) de Mato Grosso do Sul por parte da OIE (Organização Mundial de Saúde Animal) como livre de febre aftosa é de extrema importância para a economia do Estado e deve estimular a pecuária principalmente na região Sul, de acordo com o governador André Puccinelli.

“Demonstra que nossa política de controle sanitário sempre esteve correta e segura”, diz Puccinelli, que afirma que o reconhecimento já era buscado tendo em vista as medidas sanitárias que foram adotadas.

“Determinamos as medidas de controle sanitário rigoroso que nunca antes tinham sido tomadas em nosso Estado, e que garantem essa conquista tão importante para nós”, disse o governador.

A ZAV foi criada em 2007 e abrangeu 13 municípios na região de fronteira com o Paraguai e Bolívia. Os pecuaristas, nesse período, precisaram obedecer a normas rígidas sanitárias para controle do rebanho, de modo a Mato Grosso do Sul sem focos da febre aftosa.

Com o fim da área de proteção diferenciada, os produtores rurais terão mais facilidade no manejo do gado e podem exportar a produção.

De acordo com estimativa da Seprotur (Secretaria de Produção e Turismo), juntamente com o governo federal, o investimento anual para manter a ZAV era de R$ 80 milhões.

Nos siga no Google Notícias