ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Economia

Governo de MS quer reabilitar frigoríficos para exportar à União Européia

Priscilla Peres | 16/11/2015 13:06

O governo do Estado protocolou pedido no Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), para que a União Europeia reabilite os frigoríficos da região de fronteira a exportar carne bovina. Em fevereiro, o Estado receberá uma visita técnica da missão europeia.

A partir do pedido, a Iagro (Agência Estadual de Defesa Animal e Vegetal) a SFA/MS SFA/MS (Superintendência Federal de Agricultura) devem intensificar ações no sentido de preparar o Estado para a visita da missão que pode resultar no aumento de propriedades em condições de exportação para a União Europeia e ainda acabar com as restrições de trânsito de animais de áreas habilitadas e não habilitadas.

Mato Grosso do Sul possui 205 propriedades (ERAS) fora da zona de fronteira, ou seja, habilitadas para exportar a União Européia. Estas já foram auditadas este ano e estão aptas a exportar para o bloco. Os animais cuja carne é exportada para a União Europeia hoje cumprem exigências de permanência de pelo menos noventa dias em área habilitada e no mínimo quarenta dias na ultima propriedade.

O funcionamento da estrutura disponibilizada pelo Governo do Estado na fronteira, os procedimentos adotados e o plano de ações permanentes devem ser apresentados ao grupo. Um pedido similar foi encaminhado às autoridades sanitárias chilenas, com o propósito de exportar carne bovina dessa região fronteiriça para aquele país.

Nos siga no Google Notícias