A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

16/11/2015 13:06

Governo de MS quer reabilitar frigoríficos para exportar à União Européia

Priscilla Peres

O governo do Estado protocolou pedido no Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), para que a União Europeia reabilite os frigoríficos da região de fronteira a exportar carne bovina. Em fevereiro, o Estado receberá uma visita técnica da missão europeia.

A partir do pedido, a Iagro (Agência Estadual de Defesa Animal e Vegetal) a SFA/MS SFA/MS (Superintendência Federal de Agricultura) devem intensificar ações no sentido de preparar o Estado para a visita da missão que pode resultar no aumento de propriedades em condições de exportação para a União Europeia e ainda acabar com as restrições de trânsito de animais de áreas habilitadas e não habilitadas.

Mato Grosso do Sul possui 205 propriedades (ERAS) fora da zona de fronteira, ou seja, habilitadas para exportar a União Européia. Estas já foram auditadas este ano e estão aptas a exportar para o bloco. Os animais cuja carne é exportada para a União Europeia hoje cumprem exigências de permanência de pelo menos noventa dias em área habilitada e no mínimo quarenta dias na ultima propriedade.

O funcionamento da estrutura disponibilizada pelo Governo do Estado na fronteira, os procedimentos adotados e o plano de ações permanentes devem ser apresentados ao grupo. Um pedido similar foi encaminhado às autoridades sanitárias chilenas, com o propósito de exportar carne bovina dessa região fronteiriça para aquele país.

 



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions