ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Governo do Estado lança medidas para incentivar produção de carne sustentável

Evento será realizado na manhã desta terça-feira na sede da Famasul, em Campo Grande.

Gabriel Neris | 26/02/2018 16:59
Governador Reinaldo Azambuja assinará amanhã resolução de incentivo à carne sustentável (Foto: Marcos Ermínio)
Governador Reinaldo Azambuja assinará amanhã resolução de incentivo à carne sustentável (Foto: Marcos Ermínio)

O governo do Estado lança nesta terça-feira (27) medidas de apoio à produção de carne sustentável no Pantanal em meio ao fórum “Oportunidades de precificação de carbono no setor agropecuário”, na sede da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuário de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande, a partir das 8h.

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e o secretário Jaime Verruck, titular da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), vão assinar uma resolução que trata do assunto.

“Mato Grosso do Sul está no radar dos países consumidores de alimentos devido à qualidade e confiabilidade de seus produtos. E o governo do Estado, atendendo a essa demanda, lança o programa carne sustentável do Pantanal. Estamos transformando em política pública um protocolo de produção sustentável desenvolvido pela ABPO [Associação Brasileira de Pecuária Orgânica] e WWF [World Wide Fund, Fundo Mundial para a Natureza]”, diz Verruck

O objetivo do Estado é fomentar a competitividade e incentivar a pecuária bovina de baixo impacto no Pantanal, estimulado assim a produção baseada no modelo tradicional, com baixo nível de intervenção nos recursos naturais existentes.

Sobre o tema do fórum, o governo do Estado tem defendido o incentivo as práticas sustentáveis promovendo a redução das emissões de carbono na produção industrial e agropecuária, seguindo as diretrizes e metas firmadas na COP 21 (21ª Conferência do Clima).

“O Brasil tem condições de liderar a questão das mudanças climáticas e Mato Grosso do Sul apresenta uma situação favorável para despontar como referência, pois oferece condições competitivas para o setor produtivo e abriga boas práticas de sustentabilidade”, diz Jaime Verruck.

Também será debatida no fórum a utilização de ferramentas de precificação de emissões de carbono na agropecuária. A discussão nacional sobre o assunto ocorre com supervisão Ministério da Fazenda e integra o projeto PMR Brasil (Partnership for Market Readiness, Parceria para a Preparação do Mercado), com foco na regulação do setor.

Nos siga no Google Notícias