ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Governo prorroga prazo para criação de novo programa Novilho Precoce

Caroline Maldonado | 04/12/2015 13:47
Programa dá incentivo fiscal em comercialização de animais aptos ao abate mais jovens (Foto: Divulgação/Embrapa)
Programa dá incentivo fiscal em comercialização de animais aptos ao abate mais jovens (Foto: Divulgação/Embrapa)

O prazo para que um grupo de trabalho apresentasse normas para a criação de um novo programa Novilho Precoce, que venceria no domingo (6), foi prorrogado por mais 30 dias, conforme decreto publicado hoje (4) no DOE (Diário Oficial da União). O Governo do Estado dá incentivos, via ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), aos criadores de animais que estão aptos a ir ao abate mais jovens. No entanto, foram constatadas irregularidades na tipificação dos animais, por isso o programa está sendo reestruturado.

De acordo com a Sepaf (Secretária de Produção e Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul), a proposta é criar um sistema baseado na pontuação por item cumprido. O grupo de trabalho está fazendo simulação da utilização das ferramentas propostas pelos técnicos.

Além da Sepaf, a equipe tem representantes da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Acrisul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda), Embrapa Gado de Corte, Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), ASPNP (Associação Sul-Mato-Grossense dos Produtores de Novilho Precoce) e Sicade (Sindicato das Indústrias de Frios, Carnes e Derivados do Estado de Mato Grosso do Sul).

Todas as entidades concordam que o programa, criado na década de 90 em Mato Grosso do Sul, precisa ser revisto. Em entrevista ao Campo Grande News, na data da criação do grupo de trabalho, o presidente da Acrissul, Jonathan Barbosa, informou que as regras para obtenção do benefício fiscal não eram cumpridas corretamente, o que gerava perdas ao governo.

Programa - Enquanto é elaborada a reestruturação, o Governo do Estado continua concedendo os benefícios. De acordo com a maturidade, os animais são classificados na tipificação de carcaças e são concedidos os descontos no ICMS.

O percentual é de 67% para animais com apenas dentes de leite, sem nenhuma queda; 50% para animais com no máximo dois dentes permanentes, sem a queda dos primeiros médios e de 33% para animais com no máximo quatro dentes permanentes, sem a queda dos segundo médios. Além de outros fatores, é exigido peso mínimo da carcaça de 225 quilos para machos e 180 quilos para fêmeas.

Nos siga no Google Notícias