ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Greve de fiscais já provoca fila de caminhões em frigoríficos

Nicholas Vasconcelos | 09/08/2012 16:53

Fiscais da SFA paralisaram as atividades na segunda-feira (6)

Trabalho de exportação em frigoríficos está prejudicado por conta de greve de fiscais. (Foto: Arquivo)
Trabalho de exportação em frigoríficos está prejudicado por conta de greve de fiscais. (Foto: Arquivo)

A greve dos fiscais agropecuários federais já provoca fila de caminhões que aguardam para ser carregados nos frigoríficos de Mato Grosso do Sul.

Segundo o comando de greve dos fiscais da SFA (Superintendência Federal de Agricultura), 11 carretas aguardam para ser carregadas de carne bovina em Naviraí, a 366 quilômetros de Campo Grande, e 19 para ser carregadas de suínos abatidos em São Gabriel do Oeste, a 140 quilômetros da Capital.

Os fiscais entraram em greve na segunda-feira (6) e exigem a realização de concurso público e a criação de uma escola de formação para os fiscais, além do preenchimento dos cargos de confiança por mérito. Os serviços de emissão de certificados para exportação e o acompanhamento de missões internacionais estão suspensos.

Segundo o porta-voz do comando de greve, Luiz Marcelo Martins Araújo, estão mantidos os trabalhos de inspeção ligados a sanidade e que afetam diretamente o consumidor brasileiro.

A paralisação das exportações preocupa a Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), já que entre 11 e 15% do que é produzido em Mato Grosso do Sul é destinado a exportação, além de poder afetar o mercado interno. “A médio e longo prazo a paralisação pode prejudicar o mercado como um todo, afetar o custo das exportações da carne brasileira e diminuir o número de abates”, afirma o presidente da entidade, Chico Maia.

De acordo com Maia, não há informações sobre a paralisação de abates para o mercado interno.

Dados da balança comercial apontam que as exportações de carne bovina de janeiro a junho deste ano foram responsáveis por movimentar US$ 259 milhões em Mato Grosso do Sul, o que corresponde a 13,17% das vendas do Estado para o exterior.

Portaria do Mapa (Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento) publicada nesta quarta-feira (8) autoriza os Estados, municípios e Distrito Federal a executar as ações de defesa, vigilância, inspeção e fiscalização agropecuária.

Em Mato Grosso do Sul, a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) pode fiscalizar os serviços que estiverem suspensos pelos fiscais da SFA, por exemplo. Para o comando de greve dos fiscais, o trabalho não pode ser feitos pelos servidores estaduais porque eles não passaram pela capacitação necessária para o serviço.

A portaria determina ainda que os fiscais federais tem 72 horas para liberar as cargas destinadas ao comércio exterior a partir do recebimento da solicitação.

Nos siga no Google Notícias