ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Economia

Iagro alerta produtores de soja sobre risco de focos da ferrugem asiática

Monitoramento deve ser constante. Havendo detecção, agricultores devem tomar medidas adequadas para controle e eliminação.

Anahi Gurgel | 07/03/2018 14:32
A ferrugem asiática da soja causa desfolha das plantas de soja e, consequentemente, perda de produtividade. (Foto: Divulgação/Embrapa)
A ferrugem asiática da soja causa desfolha das plantas de soja e, consequentemente, perda de produtividade. (Foto: Divulgação/Embrapa)

Com o início da colheita da soja na safra 2017/2018 em Mato Grosso do Sul, os produtores rurais devem ficar atentos quanto ao surgimento da “temida” ferrugem asiática, que tem efeito avassalador nas lavouras do estado. Os agricultores devem fazer constante monitoramento da cultura e, se a doença for detectada, precisam seguir todas as regras de manuseio para controle e eliminação para evitar maiores prejuízos.

O alerta é da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) que ressalta a importância de ações fundamentais para reduzir a quantidade de esporos presentes no ambiente e prevenir a doença, - uma das mais severas da agricultura.

“O respeito ao período de vazio sanitário, o trabalho de eliminação de plantas voluntárias de soja e o controle químico adequado, são obrigações do produtor, que também deve comunicar imediatamente quando encontrar focos de ferrugem”, informou a Agência.

A Iagro lembra que o sojicultor deve realizar o manejo adequado da doença com aplicações dos defensivos recomendados, ficando sujeito a penalidades em caso de descumprimento.

O monitoramento da lavoura desde o início do desenvolvimento da soja é muito importante para que o produtor possa iniciar o controle químico com fungicidas logo após o aparecimento dos primeiros sintomas ou preventivamente.

É interessante que o produtor procure se informar junto a órgãos e entidades que compõem o Consórcio Antiferrugem. Denúncias sobre lavouras do grão onde não há monitoramento e de plantações infestadas e abandonadas podem ser feitas pelo 0800 647 2788.

Prejuízos - A doença pode ocorrer em qualquer estágio fenológico da soja, provocando desfolha precoce, atraso na formação dos grãos e queda na produtividade.

Os primeiros sintomas da ferrugem se iniciam pelo terço inferior da planta e aparecem como minúsculas pontuações escuras, seguidos de saliências semelhantes a pequenas feridas ou bolhas nno verso das folhas.

 

Nos siga no Google Notícias