ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Economia

Iagro captura 61 morcegos responsáveis pela transmissão da raiva

Em 2016, Itaporã teve casos registrados de raiva em bovinos e equínos

Renata Volpe Haddad | 18/02/2017 15:21
Equipe realizando a captura dos morcegos encontrados. (Foto: Divulgação)
Equipe realizando a captura dos morcegos encontrados. (Foto: Divulgação)

Responsáveis pela transmissão da raiva para bovinos e equínos, 61 morcegos hematófagos foram capturados em 7 abrigos, em Itaporã, distante 227 km de Campo Grande. Em 2016, foram registrados focos da doença e morte de bovinos no município.

Fiscais Agropecuários da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do Mato Grosso do Sul) realizaram na última semana, a captura. O rastreamento foi feito em 18 propriedades da região, em conjunto com profissionais do Centro Universitário da Grande Dourados.

Conforme o coordenador do programa de raiva, Fábio Shiroma, o controle populacional destes morcegos que normalmente se abrigam em casas abandonadas, taperas, ocos de árvores, são fundamentais para evitar a doença. "Cabe salientar que sem a ajuda da população local é muito difícil encontrar estes lugares", ressalta.

O coordenador alerta ainda que os fiscais não multam os proprietários, pois o objetivo é acabar com a doença que é um grande risco para a população. Pessoas que possuem contato com animais doentes devem procurar a secretaria de saúde municipal.

Para noticiar a existência de casos de animais com presença de sintomas nervosos, morcegos ou mesmo colônias deles e possíveis abrigos, a população pode entrar em contato com a Iagro do município.

Os morcegos hematófagos são os principais responsáveis pela transmissão da raiva para bovino e equinos, podendo também transmitir para suínos, e outros animais. A raiva é uma doença contagiosa transmitida pelos morcegos ao homem e não possui tratamento.

Nos siga no Google Notícias