A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

05/01/2009 16:59

Iagro confirma o segundo foco de ferrugem asiática em MS

Redação

Hoje, foi confirmado o segundo foco de ferrugem asiática em Mato Grosso do Sul. Conforme a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), a doença, que atinge as plantações soja, foi encontrada no município de Bandeirantes, a 74 quilômetros de Campo Grande.

O primeiro foco foi encontrado em dezembro do ano passado no extremo norte do Estado, em Chapadão do Sul. A Agência já orientou aos produtores, das áreas onde os focos foram encontrados, sobre como proceder no combate ao fungo.

A confirmação da doença põe em alerta não só os órgãos de defesa sanitária, mas também os sojicultores de todo o Estado. Na região sul, os agricultores já estão sofrendo as consequência da falta de chuva, que os obrigou a replantar a cultura em algumas áreas, e agora, com a ocorrência da ferrugem, os prejuízos pode aumentar ainda mais com o avanço da doença para as áreas replantadas.

"Para quem já esta com a safra em andamento, há duas vantagens: a planta adulta resiste melhor à doença e aos defensivos, e o produtor economiza na utilização de produtos químicos contra as pragas", informa Glaucy Ortiz, gestora da área de defesa sanitária vegetal da Iagro.

A Agência alerta aos produtores que um atraso no controle da doença, depois de constatados os sintomas iniciais, pode acarretar em redução de produtividade.

Mais informações sobre controle de focos da ferrugem asiática da soja pelo telefone 0800 647 2788.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions