A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

06/10/2015 11:01

Iagro intensifica controle do morcego transmissor da raiva na zona rural

Flávia Lima
Técnicos intensificam captura de morcegos em propriedades rurais. (Foto:Divulgação)Técnicos intensificam captura de morcegos em propriedades rurais. (Foto:Divulgação)

Técnicos da Iagro (Agência Estadual Sanitária Animal e Vegetal) estão intensificando as visitas a propriedades rurais com o objetivo de buscar locais que possam servir de abrigo ao morcego hematófago, popularmente conhecido como morcego vampiro, principal transmissor da raiva aos animais herbívoros. Com isso, os morcegos são capturados e assim é feito o controle da população desses animais.

Através da atuação preventiva, a Iagro também realiza orientações e educação sanitária nestes locais. Em 2014 foram capturados e controlados 1.123 morcegos hematófagos, já neste primeiro semestre de 2015 foram controlados 1336 morcegos.

A média dos últimos três anos foi 95% superior à dos cinco anos anteriores. O resultado é a diminuição de focos da doença. Até junho de 2015 foram apenas sete casos com morte de um total de 55 animais.

Os técnicos da Iagro alertam os produtores rurais que não manipulem os animais com sintomas da doença e que comunique o escritório da agência mais próximo de sua propriedade. A raiva é uma doença transmitida dos animais para o homem e pode levar a morte.

A Iagro também deve ser avisada sobre a descoberta de animais com marcas de sugadura por morcegos hematófagos e de abrigos que tenham colônia desses animais. Quem entrar em contato com animal suspeito ou venha a ser agredido por morcegos, cães ou gatos, deve procurar um posto de saúde.

CCZ localiza morcego com vírus da raiva e vacina animais no Itanhangá
O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) localizou morcego com o vírus da raiva e vacina cães e gatos na região do bairro Itanhangá, em Campo Grande. O...
MPF cobra adoção de monitoramento eletrônico de aeronaves agrícolas
O MPF (Ministério Público Federal) recomendou à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) que apresente, no prazo de 60 dias, um cronograma de ações p...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions