A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 19 de Outubro de 2017

18/08/2008 08:44

Iagro multou 188 por descumprirem o vazio da soja

Redação

Técnicos da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) já emitiram 188 multas por descumprimento do vazio sanitário, que vigora há um mês como forma de prevenção à ferrugem asiática. Na maioria dos casos, segundo o órgão, faltou o cadastramento da área de plantação.

O vazio sanitário é o período no qual os agricultores de soja do Estado não desenvolvem a cultura, como forma de diminuir a possibilidade do aparecimento da ferrugem asiática na cultura.

Os fiscais já visitaram os municípios de Ponta Porã, Água Clara, Maracaju, Naviraí, Jateí, Juti, Chapadão do Sul, Costa Rica, São Gabriel do Oeste e Rio Brilhante. Nos casos em que é encontrada a tigüera, o produtor é multado e obrigado a destruir a soja remanescente da última safra. Caso haja recusa, o fazendeiro pode ser multado mais duas vezes, triplicando o valor inicial de 1000 Uferms, que hoje chega a mais de R$ 13 mil.

O vazio sanitário vai até 30 de setembro em Mato Grosso do Sul, além de ser realizado em outros oito Estados (Mato Grosso, Maranhão, Paraná, Goiás, Bahia, Tocantins, São Paulo e Minas Gerais).

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions