ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Economia

IBGE inicia em outubro amplo levantamento das atividades rurais de MS

Osvaldo Júnior | 01/08/2017 14:42
Colheita em MS; atividades rurais serão objeto de censo do IBGE (Foto: Arquivo)
Colheita em MS; atividades rurais serão objeto de censo do IBGE (Foto: Arquivo)

Amplo diagnóstico das atividades rurais será realizado a partir de outubro pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em Mato Grosso do Sul. Os resultados, que serão levantados durante cinco meses, irão compor o Censo Nacional Agro 2017.

Na manhã desta terça-feira (dia 1º), foi realizada a primeira reunião de trabalho da Comissão Municipal de Geografia e Estatística do Instituto para tratar sobre o assunto. O encontro ocorreu no auditório da Casa Rural, na sede da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS ), em Campo Grande.

De acordo com a assessoria da Famasul, a equipe do IBGE apresentou as linhas de ações do Censo, que têm início no dia 1º de outubro e será realizado por 27 mil profissionais em todo o País. O levantamento atualizará informações diversas, como número de domicílios rurais, tipos de atividade, custos de produção e identificação de estradas utilizadas para escoamento da produção, entre outos dados.

Na avaliação do superintendente da unidade regional do IBGE, Mário Alexandre Frazeto, a pesquisa será fundamental para identificar mudanças no complexo agropecuário. Ele usou como exemplo Campo Grande. “Desde o último censo, a área rural do município aumentou de 720 mil para 780 mil hectares. Com treinamento e tecnologia utilizada pelo Instituto poderemos estabelecer as peculiaridades de cada região”, detalha.

Para efetivar as ações do censo, foram criadas comissões municipais. “Queremos reforçar a importância do censo para os produtores rurais, informar sobre como e quando será feito o trabalho de campo e solicitar o apoio dos grupos na divulgação da pesquisa que tem caráter nacional”, disse a coordenadora nacional, Luciana Prazeres, ao falar sobre a importância dos grupos locais.

Durante o processo de desenvolvimento do censo, serão realizadas duas reuniões, uma em novembro, quando serão apresentados dados preliminares e, em fevereiro de 2018, data limite para finalizar a pesquisa.

Nos siga no Google Notícias