ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Imposições da Rússia podem beneficiar exportações do Estado

Priscilla Peres | 07/08/2014 17:42
Adriana Mascarenhas afirma que anúncio vem em momento favorável para MS (Foto: Divulgação/Famasul)
Adriana Mascarenhas afirma que anúncio vem em momento favorável para MS (Foto: Divulgação/Famasul)

O agronegócio de Mato Grosso do Sul será diretamente beneficiado com a decisão do governo russo de suspender a importação de alimentos e produtos agrícolas da União Europeia e dos Estados Unidos. O ministro da Agricultura da Rússia, Nikolai Fydorov, informou que a determinação tem duração de um ano e que nesse período irá aumentar a compra de carne (bovina, suína e de frangos) do Brasil.

Mato Grosso do Sul tem seis frigoríficos de carne bovina habilitados para exportar para a Rússia, que é o principal comprador do produto in natura do Estado. De acordo com a gestora técnica da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária), Adriana Mascarenhas, o anúncio vem "em um momento muito interessante para o setor", pois eleva a expectativa de vendas para o mercado externo.

A curto prazo a notícia pode provocar um aumento nos preços, principalmente no mercado interno. "Com maior demanda dos outros países pela nossa carne, os valores que já estão aquecidos tendem a subir ainda mais, tanto na arroba quanto para o consumidor", detalha.

Adriana explica que a decisão é favorável também para o setor de frangos e de suínos. A Rússia foi o principal importador de carne de frango do Estado em 2005, porém teve pouca participação no ano passado e nenhuma esse ano. "Apesar disso, nós temos condições de atender a demanda daquele país, por isso a notícia é importante. Aumenta as chances de expandirmos nossas exportações", destaca a consultora, ao ressaltar que o mesmo vale para os suínos, só que nesse caso, a longo prazo.

Em um cenário positivo nos próximos meses, a decisão da Rússia pode afetar também outros setores do agronegócio, como a agricultura. "Aumenta a expectativa de produção e consumo de vários itens, como o farelo de milho, muito utilizado no preparo de ração animal", avalia Adriana.

País - Em entrevista a revista Veja, o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Seneri Paludo, afirmou que o embargo da Rússia pode abrir portas para uma "revolução" nas exportações brasileiras de carne e grãos (milho e soja). "Sem dúvida, do ponto de vista de commodities agrícolas, é positivo. A Rússia tem um potencial de grande consumidor de commodities agrícolas, não só de carne" disse.

Recentemente, o governo brasileiro habilitou 90 plantas frigoríficas para exportar ao mercado russo e a tendência é de que o volume de carne suína e bovina vendida para a Rússia cresça. "O embargo da Rússia aos Estados Unidos abre uma janela para exportação. O país é um grande consumidor de carne e grãos", afirmou.

Nos siga no Google Notícias