ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 25º

Economia

Inovação no ganho de peso, pecuarista investe em técnica de granja para bovinos

Renata Volpe Haddad | 30/06/2015 17:28
Granja para bovinos é novidade em Mato Grosso do Sul. (Foto: Famasul/Divulgação)
Granja para bovinos é novidade em Mato Grosso do Sul. (Foto: Famasul/Divulgação)

Tendo como parâmetro a tecnologia da suinocultura e baseando na eficiência alimentar, a fazenda São João, localizada em Dourados, distante 233 km de Campo Grande, associa a alternativa de nutrição de precisão com bovinos. O projeto ainda está sendo testado, e os resultados serão apresentados no próximo sábado (4).

Os bovinos são adaptados no pasto por um período de três a quatro semanas, com acesso natural ao cocho, sendo confinados posteriormente com uma dieta sem alimentos volumosos. Quem conta isso é o proprietário da fazenda, Rogério Goulart, que conheceu o processo em uma fazenda no Mato Grosso. “A essência do negócio vem do trabalho da suinocultura, baseado na eficiência alimentar e automação do sistema. Ao contrário do confinamento tradicional, é o boi que define quando e a quantidade que vai comer”, explica.

O módulo inicial tem capacidade para 80 animais, machos inteiros, e conta com apenas um colaborador. Segundo Goulart, com as novas instalações as demandas por mão de obra foram reduzidas. “Assim como a reposição de ração, que passou a ser feita uma vez a cada semana chegando até dez dias”, comenta.

No projeto piloto, os animais entram com 400kg de peso vivo e saem com 560kg. O ganho médio de carcaça é de 7,5 arrobas ao final de 115 dias, incluindo o período no cocho. A conversão alimentar é de 140kg de ração por arrobas produzidas a um custo médio de R$ 4,50 por dia.

Responsável pela nutrição adotada no projeto, o consultor Rogério Coan afirma que a receita desenvolvida por ele implica no fornecimento de proteico energético durante todo o ano. “Os lotes são avaliados e o suplemento é ofertado diariamente. A cada três meses os lotes e a composição nutricional dos capins são avaliados, permitindo os ajustes necessários na nutrição conhecida como de precisão”, explica.

O zootecnista Márcio Alves Roberto, diretor da Zoomix, explica que a produção foi chancelada por certificação ao mesmo tempo em que a equipe adquiriu conhecimento realizando um trabalho de extensão. “Estamos no campo acompanhando o dia a dia da pecuária nacional e mundial. O setor mudou muito, e por isso é fundamental darmos este atendimento mais individualizado”, aponta.

Nos siga no Google Notícias