ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Irã triplica compra de carne de MS no primeiro quadrimestre do ano

Bruno Chaves | 19/05/2014 08:32
Vendas para o país asiático no primeiro quadrimestre do ano acumularam 3,4 mil toneladas (Foto: Divulgação/Famasul)
Vendas para o país asiático no primeiro quadrimestre do ano acumularam 3,4 mil toneladas (Foto: Divulgação/Famasul)

Entre janeiro e abril deste ano, o envio de carne bovina in natura de Mato Grosso do Sul para o Irã acumulou 3,4 mil toneladas, volume três vezes maior do que as vendas registradas no mesmo período do ano passado, quando o Estado exportou 1,1 mil toneladas do produto.

Conforme o Informativo Casa Rural, divulgado pelo Departamento Econômico da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), no último dia 16, o Irã ocupa a quinta posição na lista dos países importadores de carne sul-mato-grossense. Os embarques internacionais para o país representam 6,7% do total contabilizado em 2014.

O país que mais compra carne do Estado é a Rússia. Em abril deste ano, foram 5,8 mil toneladas do produto. Hong Kong aparece em segundo lugar na lista dos compradores. No mês passado, o país importou 1,9 mil toneladas de carne bovina. O Chile (892 mil quilos), a Venezuela (722 mil quilos) e o Irã (648 mil quilos) aparecem na sequência.

A gerente econômica da Famasul, Adriana Mascarenhas, avalia que a venda para o Irã representa uma excelente recuperação de mercado, uma vez que em 2011 o país asiático era o maior importador da carne de Mato Grosso do Sul. No primeiro quadrimestre daquele ano, os embarques para o Irã somaram 7,2 mil toneladas do produto.

"É estratégico para o mercado sul-mato-grossense vender a diversos países. E o estreitamento com o mercado iraniano é uma conquista para a pecuária do Estado, considerando que o valor pago por eles é maior do que em outros países", ressaltou Adriana.

A gerente econômica destacou que nas exportações de abril, quando o Irã pagou US$ 4,49 pelo quilo da carne, a Rússia, maior importadora, apresentou média de pagamento de US$ 3,97 por quilo.

Exportações totais – Os embarques internacionais da carne bovina in natura produzida em Mato Grosso do Sul, no primeiro quadrimestre do ano, totalizaram 50,4 mil toneladas, 19,7% a mais que em 2013, quando o volume exportado atingiu 42,1 mil toneladas.

"O resultado comprova a eficiência do produtor rural que investe em tecnologia constantemente, por intermédio do melhoramento genético e do cuidado nutricional e sanitário dos bovinos", destacou o presidente da Famasul, Eduardo Riedel.

Em abril foram abatidos 314,3 mil bovinos em Mato Grosso do Sul, 9,3% a menos que em abril de 2013, quando os abates somaram 346,7 mil cabeças.

Nos siga no Google Notícias