ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Economia

JBS anuncia que deixará de usar celas que confinam porcas até 2025

Caroline Maldonado | 18/11/2015 08:25
Porcas passam toda a vida confinadas em gaiolas de 60 centímetros de largura por dois metros de comprimento (Foto: confinamentoanimal.org.br)
Porcas passam toda a vida confinadas em gaiolas de 60 centímetros de largura por dois metros de comprimento (Foto: confinamentoanimal.org.br)

O grupo frigorífico JBS, que tem nove unidades em Mato Grosso do Sul, informou que abandonará o uso de celas de gestação até 2025. Com esse sistema, as porcas passam toda a vida confinadas em gaiolas de 60 centímetros de largura por dois metros de comprimento, sendo submetidas a ciclos de inseminação. O espaço não permite que as fêmeas troquem de posição, elas podem apenas dar um passo a frente ou para trás.

Conforme informou em seu site, o JBS fará com que toda a sua cadeia de fornecimento de suínos seja adaptada ao sistema de gestação coletiva, que atende os princípios de bem-estar animal. Na prenhez coletiva, o animal pode viver em um ambiente no qual interage com os outros. Isso evita estresse, problemas fisiológicos e sanitários; além de escaras, que são feridas causadas pela falta de movimentação.

O JBS é dono da Seara e segundo maior produtor de carne suína do Brasil, com abate de cerca de 8 mil cabeças por dia, em Mato Grosso do Sul. De acordo com a SFA (Superintendencia Federal de Agricultura em MS), o grupo tem nove unidades, distribuídas em Naviraí, Nova Andradina e Campo Grande. 

A Cargill, cujas operações de suínos nos Estados Unidos foram assumidas pelo JBS, já adotava o sistema de gestação coletiva mesmo antes da aquisição, segundo a HSI (Humane Society International), organização não governamental global de proteção animal. A BRF, maior produtora de carne suína do Brasil, anunciou em novembro do ano passado que pretende eliminar gradualmente a utilização de celas de gestação, em 12 anos, ou seja, deixará o sistema somente em 2026. 

Em sistema de gestação coletiva, porcas podem se movimentar e escolher onde deitar, defecar e urinar (Foto: Divulgação/Mapa)
Em sistema de gestação coletiva, porcas podem se movimentar e escolher onde deitar, defecar e urinar (Foto: Divulgação/Mapa)

Gestação coletiva – O sistema é usado entre os três maiores produtores mundiais de suínos, que são China, União Europeia e Estados Unidos, segundo a ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal).

Conforme o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), a baia coletiva é subdividida em diversas baias menores, chamadas de baias de fuga. No centro, é instalada uma máquina de alimentação automatizada para cada 80 fêmeas e assim, não há disputa por comida e briga entre os animais.

As porcas passam todo o tempo no galpão coletivo e podem caminhar, interagir, escolher local para deitar e área para defecar e urinar. As porcas ficam assim até o momento do parto, quando vão para gaiolas de parição, o que evita o esmagamento dos leitões.

Segundo o Mapa, atender as exigências das diretrizes de bem-estar animal aumenta competitividade da cadeia, pois expressa valor econômico potencial e qualidade ética superior.

Nos siga no Google Notícias