ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Economia

Lançada hoje, campanha quer vacinar 18 milhões de cabeças contra aftosa

Priscilla Peres e Leonardo Rocha | 04/05/2015 11:10
Reinaldo vacinou algumas cabeças e deu início a campanha. (Foto: Marcelo Calanzas)
Reinaldo vacinou algumas cabeças e deu início a campanha. (Foto: Marcelo Calanzas)

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) lançou hoje (4) a primeira fase da campanha de vacinação da Aftosa, no assentamento Estrela, há 20 km de Campo Grande, município de Jaraguai. Durante o evento, ele mesmo vacinou algumas cabeças e fez uma breve apresentação sobre o que espera da campanha.

A vacinação teve início no dia 1° na região de Fronteira, onde segue ate 15 de maio. Hoje começou no Planalto (termina em 8 de junho) e Pantanal (segue até 17 de junho). A expectativa é de vacinar 18,8 milhões de cabeças em todo o Estado, que tem o quarto maior rebanho do país.

O governo espera que no futuro o estado seja livre de aftosa sem vacinação, como já acontece em Santa Catarina. Atualmente é considerado livre, mas com vacinação. "A meta é ficar sem vacinação, porém este é um processo para o futuro, já que nesse momento o foco é na vacinação consciente para que os animais tenham imunidade, principalmente na região de fronteira", explicou o governador.

Reinaldo ainda ressaltou que fazem 10 anos que o Estado não registra nenhum caso de febre aftosa e a última vez que ocorreu foi devido a contrabando de animal pela fronteira."Essa é uma preocupação grande, pois se surgir um caso, pode por a perder todo o processo".

Em função de estar livre da aftosa, MS poderá alcançar mercados internacionais já que, segundo ele, temos a melhor carne do Brasil. "Cada produtor precisa de consciência e responsabilidade e o estado pode crescer muito no setor agropecuário, principalmente em função da qualidade do nosso rebanho", afirma Reinaldo.

Ele ainda ressaltou, que aqui em MS o rebanho atinge o mercado em menor tempo. O governo vai estar sempre dando o apoio necessário principalmente aos pequenos produtores, que precisam de um apoio menor.

Secretários e autoridades ligadas ao setor se reuniram nesta manhã. (Foto: Marcelo Calanzas)
Secretários e autoridades ligadas ao setor se reuniram nesta manhã. (Foto: Marcelo Calanzas)

Campanha - O diretor-presidente da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), Luciano Chiochetta disse hoje que espera que a vacinação seja feita em 100% do rebanho ou próximo a isso. "Esta campanha começou em abril na fronteira, justamente por que lá é preciso uma fiscalização maior".

Atualmente são 650 servidores disponíveis para a campanha, divididos no campo e escritório . Luciano ressaltou que a Iagro, precisa fortalecer a agricultura familiar e a sanidade agropecuária, "por que ate a população e o mercado exige mais qualidade de nossos alimentos, tanto da carne como dos grãos".

O presidente da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária), Milton Picker disse que essa primeira etapa é agora e em novembro é a segunda, para gado até dois anos. "O governo tem a responsabilidade de contribuir e ajudar aos pequenos produtores, já os médios e grande produtores, compram vacina e depois só comprovam a vacinação".

Já Orlando Baez da Superintendencia Federal da Agricultura, explica que o estado livre de aftosa, pode gerar mercados nos Estados Unidos, Coreia e Japão, principalmente por MS ter o melhor parque industrial do país, que é a JBS. "Nos últimos 10 anos, o Mapa investiu R$ 100 milhões em sanidade animal em MS, mas que o estado precisa fazer a lição de casa, para conseguir esses mercados internacionais no futuro".

Nos siga no Google Notícias