ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Economia

Lei dá a Água Clara título de "Capital Nacional da Genética Avícola"

Bruno Chaves | 24/06/2014 09:57
Município tem o maior complexo produtor de matrizes de frango de corte do Brasil (Foto: Divulgação/Portal Água Clara)
Município tem o maior complexo produtor de matrizes de frango de corte do Brasil (Foto: Divulgação/Portal Água Clara)

Distante a 198 quilômetros de Campo Grande, o município de Água Clara foi reconhecido como a “Capital Nacional da Genética Avícola” por possuir o maior complexo produtor de matrizes da ave de corte do Brasil. O título, que destaca a criação de animais da cidade, foi concedido por meio da Lei Estadual nº 4.543, promulgada pelo presidente da Assembleia Legislativa, Jerson Domingos, no dia 18 de junho e publicada na edição de ontem (23) do Diário Oficial de Mato Grosso do Sul.

O texto da lei, proposta pelo deputado estadual Marcio Fernandes, vice-líder do governo, utilizou estudo da Cobb-Vantres Brasil, empresa de pesquisa líder mundial no fornecimento de genética de aves de corte e especialização técnica no setor avícola de corte, como argumento para convencer as comissões da Casa de Leis.

Deputado estadual Márcio Fernandes, autor da proposta de lei. (Foto: Divulgação/Assembleia)
Deputado estadual Márcio Fernandes, autor da proposta de lei. (Foto: Divulgação/Assembleia)

Para exemplificar o potencial produtivo do complexo, a pesquisa considerou que se cada matriz produzida de um dia fosse alojada no País e que se cada ave tivesse capacidade de gerar, até o final da vida, uma média de 135 frangos de corte, com 2,5 kg cada, utilizando a produção média anual do incubatório, 6,1 milhões de matrizes fêmeas, multiplicada pela capacidade de produção de carne, os pintinhos nascidos em Água Clara produziriam indiretamente 2,058 bilhões de quilos de carne de frango.

Dessa forma, o complexo de aves de Água Clara representaria 22,6% sobre o total de carne de frango consumida no País. “Assim, outorgar ao município o cognome proposto é uma forma de oportunizar que sejam agregados valores a cultura e turismo para fomentar o desenvolvimento, pelo que conclamo meus nobres pares para juntos tornarmos realidade este desejo”, diz o texto do até então Projeto de Lei, que foi elaborado em 11 de abril de 2013.

Na justificativa da proposta de lei, Marcio Fernandes afirma que foi procurado pelo prefeito de Água Clara, Silas José (PSDB), que mostrou estatísticas que demonstravam a importância do setor avícola no município.

Nos siga no Google Notícias