ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Leilão vai ofertar 245 animais da raça taurina Senepol, que está em ascensão

Luciana Brazil | 24/11/2014 14:30
Raça Senepol se destaca por sua adaptabilidade. (Foto: Agência Rica)
Raça Senepol se destaca por sua adaptabilidade. (Foto: Agência Rica)

Há 14 anos no Brasil, a raça taurina Senepol tem se destacado no País por sua adaptação às condições climáticas tropicais. Além da resistência, outras características fizeram do animal um bom investimento para produtores - atributos que vão desde a maciez e marmoreio da carne até fertilidade e precocidade sexual do bovino.

Nos dias 6, 8 e 9 de dezembro acontece um leilão de liquidação do plantel Senepol Luar -criatório em Camapuã, a 133 quilômetros de Campo Grande. Serão ofertados 245 animais, sendo 80 doadores, 15 reprodutores e 150 babies (fêmeas e machos), em lotes individuais e múltiplos.

Ainda fazem parte do leilão mil embriões e 1,5 mil doses de sêmen, ainda sem pacotes definidos. A expectativa é alcançar de R$ 8 a R$ 12 milhões com o evento. “Por uma opção de negócios vamos liquidar, mas a raça é excelente. Uma das poucas raças adaptadas, resistente a lugares quentes e com pouca água”, frisou o proprietário da fazenda Lagoa, Guilherme Reich, 30 anos, onde está o criatório Senepol Luar.

No dia 6, o leilão será presencial, às 13h, no Terra Nova Centro de Eventos, na Capital. Nos outros dois dias o evento será virtual, com transmissão pela Canal Rural.

Senepol- Durante dia de campo, preparado para imprensa na manhã de ontem (24), especialistas falaram sobre a raça. Oriunda da ilha americana Saint Croix, localizada no Caribe, o Senepol tem adaptação excelente ao clima quente e ainda é resistente a ectoparasitos. É o único animal de pelo zero, o que impede a retenção de calor e reforça a adaptabilidade.

Segundo o pesquisador da Empraba, Gilberto Menezes, o animal é dócil, de caráter mocho, e tem ossatura firme e musculatura evidente. "É um individuo muito resistente e serve tanto para repasse quanto para a monta natural".

Gilberto Menezes explica que a raça é extremamente adaptável. (Foto: Agência Rica)
Gilberto Menezes explica que a raça é extremamente adaptável. (Foto: Agência Rica)

De acordo com Gilberto, quando o boi está trabalhando na busca do acasalamento, perde calor com transpiração. Estudos internacionais apontam que a taxa de sudação do Senepol é altíssima e com essa capacidade, o touro consegue ir atrás das vacas com mais saúde e disposição.

Um dos cortes de maior ascensão no país, se desenvolveu com alimentação restrita, mas com rápida engorda. "O próprio ambiente em que viviam selecionou esses animais", explicou o pesquisador.

Os primeiros relatos do tipo diferenciado de bovino aconteceu após a cruza entre a raça N'Dama e RedPoll, em 1942. "Um patriarca criava a raça N'Dama, mas ela não era produtiva, apesar de ser adaptada. Ao cruzar com o RedPOll, eficiente na reprodução, ele conseguiu um animal adaptado, com habilidade materna, quantidade e qualidade de carne, docilidade e precocidade sexual", explicou Gilberto.

De acordo com a Associação Brasileira dos Criadores de Bovino Senepol, a raça chegou ao Brasil, em Rondônia, no ano de 2000. Logo no início, apenas 11 pecuaristas criavam o Senepol, hoje, o número saltou para 40 criadores, em sete estados do país, além do Paraguai. A expansão aponta o crescimento e a confiança dos produtores nos taurinos.

A origem do nome vem da junção entre "sene" de senegalesa (origem da raça N'Dama) e "pol" da raça Red Poll.

A qualidade da carne é um das características da raça. (Foto: Agência Rica)
A qualidade da carne é um das características da raça. (Foto: Agência Rica)
Nos siga no Google Notícias