A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

23/11/2010 14:42

Levantamento da gripe aviária no Pantanal aumenta em 26%

Redação

Equipes do SFA/MS (Serviço de Saúde Animal da Superintendência Federal da Agricultura-MS) e da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) realizaram levantamento de amostras para monitoramento da circulação do vírus da gripe do frango na região de Corumbá. A pesquisa aumentou o número de amostras em 26%.

Comparado com o trabalho realizado em 2009, o número de amostras no levantamento deste ano chegou a 576 na região da Curva do Leque, município de Corumbá.

Este é o quarto ano em que o levantamento é realizado, tendo sempre resultados negativos para as amostras realizadas a partir da coleta de sangue e suabes de traquéia e cloaca das aves domésticas criadas nas fazendas pantaneiras (galinhas e patos).

A análise das amostras é feito em laboratório oficial do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) em Campinas (SP).

A coleta foi concluída no dia 10 de novembro e deve ter os resultados divulgados nos próximos dias.

João Ormay, fiscal agropecuário da SFA/MS, explica que existem espécies de aves migratórias oriundas de países da América do Norte que passam uma temporada no Pantanal em busca de alimento e posteriormente seguem para a região da Patagônia na Argentina.

"Essas aves podem estar contaminadas com o vírus da Influenza Aviária e no momento que compartilham do mesmo ambiente em busca de alimento pode ocorrer risco de contágio para as aves domésticas", disse Ormay.

Com informações do SFA/MS

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions