ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Liberação de exportação de aves para o Chile anima produtores

Aline dos Santos | 08/08/2012 10:47

A possibilidade de exportar aves para o Chile, com o reconhecimento de Mato Grosso do Sul como estado livre da doença de Newcastle, animou os produtores. Conforme a Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária), a doença era o principal entrave para negociações.

A perspectiva de início da relação comercial deve refletir em receita e pode ampliar a participação de outros produtos sul-mato-grossenses.

“O Chile é um país populoso, com alto poder aquisitivo e é mais um mercado para negociarmos. Tivemos queda de exportação na avicultura de 13,7% no primeiro semestre que agora certamente irá se inverter”, analisa Adriana Mascarenhas, economista e assessora técnica da Famasul.

Para a instituição, a relação comercial pode beneficiar outros produtos. “Com a inspeção frequente para compra das aves, outros produtos vão estar na vitrine e vamos mostrar nossa qualidade na suinocultura e bovinocultura de corte”, salienta.

De acordo com último boletim da Famasul, a avicultura fechou o primeiro semestre com queda de 13,7%. Foram embarcados, de janeiro a junho, 52,9 mil toneladas. No mesmo período do ano passado, o volume chegou a 61,2 mil toneladas.

Em relação ao valor negociado, o frango rendeu, no período, 119,7 milhões de dólares, um valor quase 23% menor que os 154,5 milhões de dólares no acumulado do primeiro semestre de 2011.

Nos siga no Google Notícias